sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Excesso de vôos provoca atrasos no aeroporto

O grande movimento de aeronaves provocou, nesta sexta-feira, atrasos em ao menos 15 vôos no aeroporto de Brasília. O problema levou o governo a discutir o assunto na quinta-feira (26)…

O grande movimento de aeronaves provocou, nesta sexta-feira, atrasos em ao menos 15 vôos no aeroporto de Brasília. O problema levou o governo a discutir o assunto na quinta-feira (26) e, nesta sexta, o ministro da Defesa, Waldir Pires, confirmou que novos controladores de tráfego aéreo devem ser contratados, diante da grande demanda de aeronaves que operam em todo o país.

Por volta das 13h30, a Infraero (estatal que administra aeroportos) informou que ainda contabilizava o total de vôos afetados. De acordo com a assessoria de imprensa da Aeronáutica, aeronaves precisaram esperar mais tempo para decolar no período da manhã, principalmente das 8h às 9h, devido ao grande movimento.

As normas internacionais também determinam que cada operador de tráfego aéreo deve controlar, no máximo, 14 aeronaves no mesmo instante. O excesso de jatinhos e de aviões pequenos vem provocando atrasos de 30 minutos a duas horas nos pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas e de Brasília.

“Vamos ampliar enormemente o quadro [de controladores de tráfego), na linha de que tenhamos margem bem significativa sempre e por antecipação nós acompanharemos a evolução do mercado”, disse o ministro. Ele evitou admitir, no entanto, que o atual número de controladores seja insuficiente para acompanhar os vôos.

Notícias relacionadas