sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Integrantes da Câmara Jovem querem ser “vereadores de verdade”

A experiência de ser vereador por um dia despertou interesse nos alunos participantes da 1a Câmara Jovem de Fernandópolis, de conhecerem mais de perto os trabalhos dos vereadores e o…

A experiência de ser vereador por um dia despertou interesse nos alunos participantes da 1a Câmara Jovem de Fernandópolis, de conhecerem mais de perto os trabalhos dos vereadores e o funcionamento da Câmara Municipal.

Um dia após a realização da Câmara Jovem, os alunos voltaram ao Palácio 22 de Maio para a assinatura dos autógrafos de Lei. A surpresa da assessoria técnica foi que alguns deles quiseram saber quais as exigências para a candidatura a “vereador de verdade”.

O interesse dos alunos é a maior prova de que a experiência da Câmara Jovem teve resultado positivo. Realizada terça-feira passada, dia 24 de outubro, a Câmara Jovem reuniu 10 alunos das redes estadual e municipal; escolas particulares também foram convidadas a participar.

Como previa uma das regras da Câmara Jovem, a mesa diretora, formada por presidente, vice e secretários foi montada por quatro alunos: Caroline Maira Bernardes (Saturnino Leon Arroyo); Vítor Evandro Rodrigues Seleguin (Joaquim Antonio Pereira); Augusto Martins de Jesus (Armelindo Ferrari); e Anderson Tomio Okamoto (Maria Conceição Aparecida Basso).

Os vereadores jovens fizeram a leitura dos Projetos que estavam na pauta do dia; nove Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade. O Projeto que dispõe sobre a criação de ciclovia e ensino obrigatório sobre as leis de trânsito nas escolas do município recebeu três votos contrários e 6 favoráveis e também foi aprovado. O site da Câmara (www.camarafernandopolis.sp.gov.br) traz os Projetos na íntegra.

Os alunos participantes da Câmara Jovem desempenharam com muita seriedade o papel de vereadores, discutindo os Projetos mais polêmicos e utilizando todos os mecanismos disponíveis no regimento interno. O Projeto que produziu maior discussão foi o que traz a implantação de programa de incentivo aos esportes olímpicos no município de Fernandópolis, de autoria do vereador Dráusio Lucas de Carvalho Soares, da EMEFA Melvin Jones.

A sessão da Câmara Jovem foi acompanhada por um grande público e pelos vereadores Alaor Pereira Marques, Ademir de Jesus Almeida, José Carlos Zambon, Warley Luiz Campanha de Araújo, Manoel Sobrinho Neto Junior, Maiza Rio, Pedro Ribeiro de Toledo Filho e Étore José Baroni. O ex-vereador, José Horácio de Andrade, autor do Projeto que institui a Câmara Jovem, também esteve presente.

Este ano, a Câmara Jovem reuniu alunos de 7a e 8a séries; no ano que vem estará aberta para o ensino médio e está prevista para acontecer no segundo semestre de 2007, como estabelece o regimento interno.

Notícias relacionadas