sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Confira o passo a passo da votação no segundo turno

Eleições 2006 – 2º Turno No segundo turno das eleições, domingo (29), os eleitores dos dez estados em que haverá votação para governador terão que digitar seis teclas da urna…

Eleições 2006 – 2º Turno
No segundo turno das eleições, domingo (29), os eleitores dos dez estados em que haverá votação para governador terão que digitar seis teclas da urna eletrônica. No Distrito Federal e nos outros 16 estados em que o governador foi eleito no dia 1° de outubro, cada eleitor terá que digitar apenas três teclas da urna eletrônica.

Para governador de estado, haverá segundo turno nos seguintes estados: Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O eleitor votará primeiro no candidato a governador, cuja identificação é feita por dois algarismos. Para votar, é preciso digitar os dois algarismos do candidato a governador. Depois de ver a fotografia do candidato, é preciso teclar “Confirma”.

O candidato a presidente da República também é identificado por dois algarismos. O eleitor tem que teclar os dois algarismos do candidato à Presidência da República, esperar a fotografia para ter certeza do voto, e teclar “Confirma”.

É importante teclar “Confirma” depois de votar em cada candidato. Só assim o voto será válido. O eleitor também deve verificar se o número e a foto realmente são do candidato de sua escolha.

A opção “Corrige” serve para fazer alguma mudança antes de confirmar o voto. É preciso corrigir quantas vezes for preciso.

É possível votar em branco, apertando na tecla “Branco”.

O voto será considerado “Nulo” se você digitar o número que não corresponda a nenhum Candidato. E quando aparecer a mensagem “Número Errado”, apertar na Tecla “Confirma”. Tanto votos “Branco” quanto “Nulo”, não contam como votos validos.

Para facilitar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que levem os números de seus candidatos anotados.

A estimativa da Justiça Eleitoral é de que o eleitor gaste, em média, 20 segundos para concluir a votação nos estados em que haverá eleição para governador. No Distrito Federal e nos estados em que haverá eleição apenas para Presidente da República o tempo previsto de votação é de cerca de 10 segundos por eleitor.

O eleitor pode fazer uma simulação de voto na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, no endereço www.tse.gov.br e no link “Eleições” (localizado na parte superior da página, em uma barra horizontal de cor cinza) acessar a opção “simulação de voto”, 2º turno.

Notícias relacionadas