sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Hanseníase: Balanço da Campanha fecha com 150 consultas

Com 150 consultas registradas, a Prefeitura de Votuporanga e a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) encerraram nesta terça-feira (31/10) a Campanha de Combate a Hanseníase no município. Segundo a responsável…

Com 150 consultas registradas, a Prefeitura de Votuporanga e a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) encerraram nesta terça-feira (31/10) a Campanha de Combate a Hanseníase no município. Segundo a responsável pelo programa, a enfermeira Léa Bagnola Macedo o resultado foi positivo. “Para nós esses números foram impactantes, pois as pessoas tinham muita resistência em aderirem as campanhas”, afirma.

A confirmação dos exames feitos durante a campanha deverá ser divulgada em novembro, quando serão realizados todos os exames complementares e ainda a repetição da análise feita em outubro. Também serão feitos testes de sensibilidade com fisioterapeutas e, se necessário, autopsia.

A campanha em Votuporanga teve início no dia 23. Foram seis dias de exames, com o objetivo de diagnosticar novos casos e iniciar tratamento padronizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema foi “Hanseníase tem cura! Quanto mais cedo o diagnóstico mais rápido será a cura!”. Como explica Lea, o caminho é conscientizar as pessoas de que é preciso procurar a ajuda médica o mais rápido possível e informar que os serviços estão disponíveis, gratuitamente, o ano todo para a comunidade.

Mesmo com o encerramento da campanha nos postos, a orientação da Secretaria de Saúde de Votuporanga os exames continuam sendo feitos no ambulatório municipal, que fica na sede da Secretaria da Saúde, na Rua Mato Grosso. “As pessoas que não fizeram os exames, mas pretende fazer, é para procurar o ambulatório municipal”, explica. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Segundo Lea, a Hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Brasil muito grave e em Votuporanga não é diferente, por isso, que a campanha teve como proposta pulverizar o assunto e intensificar as ações de detecção de novos casos nos serviços de saúde.

Notícias relacionadas