sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Comunidade do JACB tem cursinho pré-vestibular gratuito

Foto: O padre Maurício Silva, diretor e a professora Élida Barison, coordenadora, avaliam o início dos trabalhos e já programam as atividades para 2007 O acesso ao ensino superior para…

Foto: O padre Maurício Silva, diretor e a professora Élida Barison, coordenadora, avaliam o início dos trabalhos e já programam as atividades para 2007

O acesso ao ensino superior para a comunidade carente do JACB está sendo facilitado com a entrada em funcionamento do cursinho comunitário gratuito, que desde o início das suas atividades, em setembro, já atendeu 30 jovens, dos quais vários já conseguiram ingressar em faculdades da região, enquanto outros continuam estudando para disputar vagas em outras universidades, inclusive públicas.

O padre Maurício Silva, diretor do cursinho informou que para o ano que vem o número de alunos deverá aumentar para 40, quando também deverão ser incluídos novos professores, além dos que já estão dando aulas como voluntários.

As inscrições para 2007 já podem ser feitas, bastando para isso que o jovem esteja concluindo ou já tenha concluído o colegial em escola pública e preencha uma ficha demonstrando necessidade de freqüentar o cursinho.

A idéia de oferecer essa oportunidade aos jovens partiu do próprio padre Maurício. Ele explicou que está trabalhando nas comunidades do JACB, Arapuã e Santo Expedito há um bom tempo e tem observado a necessidade dos jovens carentes continuarem seus estudos. Mas eles encontram muitas dificuldades, principalmente os moradores do JACB, por ser um bairro grande e distante do centro da cidade.

A partir dessa constatação, ele procurou reunir os representantes do bairro que confirmaram essa carência e começou reunir as equipes de colaboradores e de professores para dar início aos trabalhos.

A professora Élida Barison, secretária municipal de Educação foi convidada para ser a coordenadora do cursinho. Ela considera importante a colaboração voluntária dos professores para o funcionamento do mesmo, pois essa também é uma boa experiência para ajudar os jovens que precisam se preparar para ingressar no ensino superior.

Esse início de trabalho, segundo ela, foi mais uma experiência, funcionando como um grupo de estudos e se preparando para que no ano que vem comece, efetivamente, um curso pré-vestibular.

Logo no início do próximo ano os trabalhos deverão ser intensos para preparar esses jovens para que possam prestar vestibulares, inclusive na FATEC e na Universidade Aberta de Jales, que estarão funcionando em Jales.

Élida também destacou a participação da comunidade, inclusive dos pais de alunos que procuram ajudar para que o cursinho realmente atenda essa necessidade dos jovens daquele bairro. A equipe de apoio conta com mais de 15 colaboradores da comunidade do JACB e da Pastoral Vocacional da Catedral.

Para compor o quadro docente foram convidados professores com grande experiência, como Evanir de Paula Bernardes, Thereza Emilia Buso, João Batista Pereira, Kelen Patrícia de Lima, Antonia Ros Marques de Oliveira, Nilton Aparecido Marques de Oliveira, Luiz Especiato, Rosani Cristina Diniz Belati, Willian Socorro Nakano, Lílian Ludmila Betete, Eugenia Maria Pinheiro Ramires, Sedeval Nardoque e Maria Aparecida Rosa.

Élida informou que, para 2007, esse quadro deverá crescer, com a inclusão de pelo menos mais nove professores que também estarão ministrando suas aulas. O cursinho funciona no período noturno, no salão da igreja do JACB.

Notícias relacionadas