sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Declarações de Isento devem ser realizadas até o dia 30 de novembro

O prazo para o envio da declaração de isento à Receita Federal acaba no dia 30 de novembro. Todos os brasileiros com CPF que ganharam menos de 12.695 reais no…

O prazo para o envio da declaração de isento à Receita Federal acaba no dia 30 de novembro. Todos os brasileiros com CPF que ganharam menos de 12.695 reais no ano passado são obrigados a prestar contas à Receita até o fim deste mês. Quem não declarar fica com o CPF pendente. Após dois anos em situação irregular, o documento é suspenso. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda do Ministério da Fazenda, Joaquim Adir, a suspensão do CPF acarreta em uma série de transtornos ao cidadão.

Quem não entregar a declaração de isento por dois anos, tem o uso do CPF suspenso. Ficando impedida de abrir conta em banco, solicitar financiamento, tirar passaporte, fazer concurso público, constituir sociedade. Enfim, ela tem a sua vida financeira e econômica bastante tumultuada já que o CPF hoje é complementar a nossa identificação e necessária a qualquer tipo de transação.

Quem estiver com o documento irregular, basta fazer a declaração normalmente até o dia 30 de novembro. As declarações podem ser feitas gratuitamente pela internet no site www.receita.fazenda.gov.br. O contribuinte também pode comparecer ao Banco do Brasil ou Banco Popular do Brasil, à Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. Nestes locais, é cobrada a taxa de um real. Outra opção um pouco mais cara é a entrega nos Correios, por dois reais e quarenta centavos. A expectativa da Receita é que 63 milhões de brasileiros apresentem as declarações até o fim do mês.

Notícias relacionadas