sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ambiental apreende aves irregulares em Rio Preto

A “Operação Natal Livre” termina com sucesso, resultando na apreensão de 486 aves mantidas em cativeiro e 148 gaiolas, além de dez armas de fogo, na região. A operação foi…

A “Operação Natal Livre” termina com sucesso, resultando na apreensão de 486 aves mantidas em cativeiro e 148 gaiolas, além de dez armas de fogo, na região. A operação foi realizada pela 1ª Cia de Polícia Ambiental de Rio Preto, entre terça-feira e ontem.

O objetivo era verificar a situação, frente às leis ambientais, dos inúmeros pássaros mantidos em cativeiro por particulares. Com isso, os policiais foram às residências denunciadas e, ao verificarem situações irregulares, aplicaram multas e apreenderam pássaros e gaiolas. Além disso, foram revistadas 145 pessoas.

No total foram apreendidos 486 aves, em 148 gaiolas; 13 quilos de carne de capivara; oito armas de fogo, dentre elas duas espingardas, uma cartucheira, cinco frascos de pólvora, três frascos de esferas de chumbo e 63 unidades de espoletas.

Foram feitos 53 boletins de ocorrência, sendo elaborados 34 Termos Circuntanciados e três pessoas foram presas em flagrante por porte de arma. No total das multas, foram aplicados 52 Autos de Infração Ambiental.

Entre os pássaros apreendidos estão espécies bastante apreciadas pelos colecionadores, tais como cardeal, coleirinha, melros, curiós, tizis, bigodinhos, trinca-ferros, patativas, papagaio, tico-tico rei, canários da terra, entre outros.

A “Operação Natal Livre” já é desenvolvida há três anos, sendo sempre realizada neste mesmo período do ano.

Sobre a Lei Ambiental
A posse não legalizada de pássaros, como a caça ilegal e o tráfico de animais, é considerado crime ambiental, nos termos do artigo 29 da Lei 9605/98, conhecida como “Lei dos Crimes Ambientais”.

Notícias relacionadas