O prazo para contribuir com a campanha “Leão Amigo da Criança” encerra-se nesta quinta-feira (28/12), já que os bancos não funcionarão no dia 29. O objetivo é destinar parte dos impostos, declarados ao Governo, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que gerencia projetos de proteção à crianças e adolescentes que vivem em situação de risco na sociedade. As informações são da presidente do Conselho Municipal, Márcia Gianotti.
De acordo com a lei, os contribuintes podem destinar 6% do imposto de renda apurado anualmente pela pessoa física e 1% do imposto de renda recolhido sobre o lucro real da pessoa jurídica, sem acrescer nada do bolso. “A grande vantagem é que o dinheiro arrecadado fica aplicado no próprio município. Além disso, a comunidade pode acompanhar onde os recursos estão sendo aplicados e até indicar quais os projetos pretendem ajudar”, justifica Márcia.
Nos últimos dois meses, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente intensificaram a campanha, por meio de panfletagem nas principais ruas de Votuporanga e mobilização direta juntamente aos contabilistas, já que são eles os responsáveis pelo processo das declarações dos impostos.
Foram realizadas reuniões com entidades especificas, dentre elas a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) que firmou uma importante parceria. A instituição está mobilizando todos os departamentos a fim de impulsionar a campanha e conseguir a adesão do maior número de pessoas.
De acordo com a presidente do Conselho, a campanha foi feita em cima de um novo slogan com a proposta de conscientizar a população do real objetivo do projeto que se trata da destinação de parte do imposto, que já é pago ao governo, e não uma obrigação do contribuinte.