sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Represa de Captação abre novamente as comportas

Funcionários da Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) tiveram que abrir novamente as comportas da represa na noite de ontem, devido a forte chuva que caiu no começo…

Funcionários da Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) tiveram que abrir novamente as comportas da represa na noite de ontem, devido a forte chuva que caiu no começo da noite. De acordo com medições pluviométricas da Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), alcançou 54,4 milímetros ontem.

Segundo Aldo Takao Okoti, diretor de projetos e obras da Autarquia, a água da represa aumentou tanto que encobriu a passarela. “A represa tem capacidade de 490.000 m³, mas com as últimas chuvas, o volume tem subido até 35% do normal”, explica.

Até agora, as comportas foram abertas cinco vezes só esse mês. “O problema de não abrir as comportas é o perigo da água passar por cima da barragem e invadir a casa de máquina e queimar os equipamentos”, explica Okoti. Assim, a água extravasada desce para o Córrego Marinheirinho.

De acordo com o químico da Saev, José Lúcio Silva, a água da represa está levemente barrenta, devido às fortes chuvas. “A atenção tem que ser redobrada da nossa parte, para que a população continue fazendo uso da água com a qualidade de sempre”, finaliza.

A água proveniente da represa é tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água), que compreende 38% do abastecimento da cidade.

Notícias relacionadas