sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Crescem registros de crimes, mas elucidações diminuem

O balanço de todas as ocorrências registradas pela Polícia de Votuporanga, durante o ano de 2006, foi divulgado na última semana com exclusividade ao Diário, pelo titular da Delegacia Seccional…

O balanço de todas as ocorrências registradas pela Polícia de Votuporanga, durante o ano de 2006, foi divulgado na última semana com exclusividade ao Diário, pelo titular da Delegacia Seccional do município, Celso Reis Bento. No entanto, o resultado, comparado aos índices de 2005, não foi positivo.

De acordo com o delegado, as informações já foram enviadas para o Deinter-5 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), com sede em São José do Rio Preto e depois, seguirão para a Delegacia Geral do Estado de São Paulo, de onde partem para a Secretaria de Segurança Pública. Os dados então serão estudados por diversas autoridades no assunto e com base nas análises feitas, novas formas de trabalho podem surgir em busca de combater o aumento da criminalidade.

Homicídios
Considerado um crime difícil de prevenir, até por que na maioria dos casos, os assassinatos em Votuporanga ocorrem, na maioria das vezes, por causa de desavenças familiares (principalmente entre marido e mulher ou irmãos). O homicídio apresentou um crescimento de 33,3%, aumentando de três para cinco registros. Em 2005, dois dos casos (de autoria desconhecida) foram elucidados pela Polícia Civil e no ano passado, dos três assassinatos investigados, foi possível esclarecer todos e mais outro, ocorrido no ano anterior.

Furtos
Assim como os homicídios, os furtos cresceram de 1.488 em 2005, para 1.610 em 2006 – um aumento de 8,1%. Os índices de esclarecimentos, em comparação aos dois períodos, tiveram um pequeno aumento e passaram de 19,42%, para 22,88%. São abordadas nestes índices apenas ocorrências de autoria desconhecida.

Roubo
O assalto, como popularmente o roubo é conhecido, é uma das ocorrências que mais preocupam a Polícia de forma geral, pois ocorre mediante violência. A prática, que pouco era registrada na cidade, nos últimos meses se deu com mais freqüência, e com isso, ganhou atenção redobrada. Foram 45 casos em 2005, que saltaram para 66 em 2006, o que resultou em um aumento de 46,6%. No entanto, apenas 19,29% dos registros do ano passado foram elucidados, contra 23,80% de 2005.

Furto de veículos
Como o Diário já abordou o assunto em outras reportagens, não é novidade que o furto de veículos em Votuporanga cresceu no ano passado. Os números revelam que enquanto foram registradas 48 ocorrências do gênero em 2005, no último ano, houve 56 (16,6% a mais). As elucidações por outro lado diminuíram de 22,72% em 2005, para 14,81% em 2006.

Notícias relacionadas