sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mini-Hospital retoma projetos de saúde da mulher nesta semana

Os projetos que visam a saúde da mulher, realizados no Mini- Hospital “Fortunata Germana”, do Bairro Pozzobon, serão reiniciados esta semana, marcando o começo das atividades em 2007. Na quarta-feira…

Os projetos que visam a saúde da mulher, realizados no Mini- Hospital “Fortunata Germana”, do Bairro Pozzobon, serão reiniciados esta semana, marcando o começo das atividades em 2007. Na quarta-feira (24/01) será o encontro com o grupo da Menopausa e na sexta-feira (26/01) o grupo de gestantes. Todos os encontros acontecem a partir das 7h30 e são abertos para população.

As mulheres recebem informações de diversos profissionais de áreas relacionadas ao encontro e em seguida é servido um café da manhã e realizado um sorteio de brindes.

No encontro do dia 24, o ginecologista Júlio César de Andrade irá falar sobre os medicamentos utilizados na menopausa, os exames de prevenção necessários e o tempo permitido para as práticas de rotinas.

Para esse dia, os maridos também estão sendo convidados. “As mulheres sempre comentam que eles poderiam estar presentes. E realmente essa é uma fase em que a relação do casal deve estar bem forte, um compreendendo o outro”, diz a enfermeira responsável pelo projeto Marcela Cristina Cândido.

Gestantes
No próximo grupo de Gestantes, a enfermeira Maria Alice Riva, responsável pelo Banco de Leite de Votuporanga, irá falar sobre o trabalho desenvolvido na cidade, destacando o funcionamento da unidade, vantagens das doações e esclarecimentos de dúvidas. A outras palestras são da pediatra Marlene Chinelato, que falará sobre os cuidados com os bebês recém nascidos, e da enfermeira Marcela Cândido, que falará sobre os cuidados com os bebês em casa.

O programa tem o objetivo de fazer o acompanhamento durante os nove meses de gestação com orientação profissional sobre os mais variados assuntos, como nutrição na gravidez, cuidados com o bebê, entre outros.

Entre os temas tratados estão a formação do bebê, final da gestação, aleitamento materno, formação dos dentes, banho do recém-nascido, parto, entre outros. O projeto começou em janeiro de 2003 com quatro gestantes e hoje mais de 550 mulheres já foram assistidas.

Marcela esclarece ainda que mães de toda parte da cidade participam e podem participar das atividades. “O nosso programa, que antigamente atingia somente a Zona Norte, está atendendo agora todas as mulheres de Votuporanga, independentemente do bairro”, disse. As reuniões acontecem paralelamente às sete consultas de pré-natal oferecidas pelos Postos de Saúde, com o objetivo de orientar ainda mais as futuras mães.

Mais informações no Mini-Hospital pelos telefones (17) 3422-2431 584 ou 3405-9787.

Notícias relacionadas