sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saev intensifica trabalhos para recuperar redes

Com volume de chuvas de 600 mm, várias tubulações foram danificadas As chuvas constantes desde o começo do ano intensificaram os trabalhos de manutenção das redes realizados pelos funcionários da…

Com volume de chuvas de 600 mm, várias tubulações foram danificadas

As chuvas constantes desde o começo do ano intensificaram os trabalhos de manutenção das redes realizados pelos funcionários da Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga). A cada dia, pelo menos cinco problemas relacionados a rompimento de rede na cidade são reparados. Isso porque, com um volume de chuva de 600 milímetros — já metade do previsto para o ano todo — a tubulação de diversas ruas foram danificadas.

De acordo com o diretor de Projetos e Obras, Aldo Takao Okoti, grande parte dos serviços é proveniente de reparos em redes de esgoto, devido ao grande volume de água despejado, ocasionado principalmente por causa da água de chuva que é lançada na tubulação de forma irregular. “Tem moradores na cidade que estão com a rede de esgoto em estado irregular. Isso deve ser controlado, para que haja menos rompimentos de rede provocados pelo grande volume de água”, explica.

Para evitar esse problema, a Saev começou no início do ano um trabalho de fiscalização para identificar casos irregulares de água de chuva lançada na rede de esgoto. Por meio de um aparelho, funcionários da autarquia visitarão todos os imóveis para descobrir os problemas. O aparelho lança fumaça na rede de esgoto, que por sua vez, em casos de instalações irregulares, sairá nos ralos das residências — possibilitando encontrar as irregularidades.

De acordo com o Decreto Municipal n.º 7463, de 27 de dezembro de 2006, essa prática é proibida. Para os casos confirmados, os moradores terão 30 dias para regularizar o sistema, caso não for solucionado o problema dentro deste prazo, será aplicada uma multa de R$ 278,63. Em casos extremos de não cumprimento das determinações, o esgoto poderá ser lacrado.

Notícias relacionadas