sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ano legislativo começa com posse dos novos parlamentares

Os deputados e senadores eleitos em 1º de outubro de 2006 tomam posse nesta quinta-feira de manhã. As cerimônias antecedem a escolha dos novos presidentes das duas casas. A Câmara…

Os deputados e senadores eleitos em 1º de outubro de 2006 tomam posse nesta quinta-feira de manhã. As cerimônias antecedem a escolha dos novos presidentes das duas casas.

A Câmara teve de dividir o evento em duas partes. Às 10h foi realizada a solenidade de posse e, às 15h, acontecerá a eleição do presidente e dos outros membros da Mesa Diretora. Pela primeira vez, a votação acontecerá com a ajuda de uma urna eletrônica. Já no Senado, os votos serão contados no método tradicional: cédulas de papel.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara será realizada no Plenário Ulysses Guimarães. Disputam o cargo os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tenta a reeleição; Arlindo Chinaglia (PT-SP), cuja candidatura dividiu a base aliada; e Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato da terceira via.

A tendência é de que a decisão saia apenas num segundo turno entre Aldo e Chinaglia. Caso este cenário se confirme, o PSDB, partido de Fruet e com 64 deputados, será decisivo.

Já no Senado, a eleição dos integrantes da Mesa Diretora começa de manhã, logo após a posse dos 27 senadores eleitos no ano passado. Concorrem à Presidência Renan Calheiros (PMDB-AL), apoiado pelo governo e que tenta a reeleição, e José Agripino Maia (PFL-RN), da oposição.

Renan é o favorito e deve ganhar, mas a vantagem em relação ao adversário deve ser pequena, uma vez que a nova legislatura está mais equilibrada entre oposicionistas e governistas.

A 53ª Legislatura só será aberta na sexta-feira, em sessão solene do Congresso, às 16h, no plenário da Câmara.

Notícias relacionadas