Mesmo empresas de pequeno porte sentem os benefícios de tratar bem seus colaboradores
O “Guia Você S/A – Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar” foi pu-blicado este mês e mostra o interesse de grandes empresas figurarem na seleção das 150 no país que mais valorizam o bem estar dos colaboradores. E essa disputa para estar na lista não é por acaso. Já está comprovado que funcionários felizes trabalham satisfei-tos, desenvolvem melhor suas atividades e, conseqüentemente, trazer mais lucros para as empresas.
Para ganhar o disputado selo de gestão pessoal, a empresa tem que corresponder aos exigentes critérios estabelecidos pela maior pesquisa de clima organizacional do país. Estar entre as melhores significa investir em educação, carreira profissional, responsabili-dade social e ambiental, integridade do trabalho, programas de remuneração e benefícios e na saúde do colaborador.
No entanto, nem só grandes empresas são capazes de implementar bons progra-mas de RH. Em Fernandópolis, por exemplo, a Secol Materiais para Construção, há 15 anos no mercado, encampou uma luta constante em melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho para os 127 colaboradores da empresa.
“Nossos colaboradores são também nossos amigos. Tratamos com o mesmo res-peito que temos com os nossos familiares. Procuramos entender as necessidades de ca-da um. Sem eles, a nossa empresa não estaria tão bem sucedida como é hoje. Eles são fundamentais para esse crescimento”, argumentou Irene Pinotti Sequini, empresária da Secol.
O segredo da empresa é realizar medidas que mostrem o comprometimento com cada um dos colaboradores, incluindo o bem-estar da família deles também. As ações são simples e surtem efeito imediato. O termômetro é a felicidade dos funcionários, refle-tida no tempo de serviço de grande parte deles. Do quadro de colaboradores, 35 já estão na empresa há aproximadamente 10 anos. Destes, 14 acompanham a Secol desde os primeiros anos da loja. O gerente Administrativo, Rinaldo Assunção Fontana, é um deles. Ele é o primeiro funcionário da Secol e começou como vendedor na loja. “Cresci pessoalmente e profissionalmente aqui. Eu me sinto do tamanho da empresa e o que aprendo aqui, transporto para a minha vida pessoal. É um ambiente de trabalho feliz, isso é muito importante”, acrescentou Fontana.
São várias as atitudes para valorização do profissional. A empresa oferece treina-mentos semanais aos seus colaboradores e há ainda um programa de participação de lucros que divide, através de bônus, uma parcela dos lucros obtidos durante o ano. O valor varia de acordo com o tempo de serviço de cada pessoa.
Para os colaboradores que completam dez anos de casa, a Secol dá de presente uma viagem com acompanhante para uma praia da Bahia. Viagem aérea, translado, hospedagem e alimentação são pagos pela empresa. Outra medida que mostra a preocupação da gerência com o bem estar de todos, é o acompanhamento e incentivo à educação dos filhos. A Secol faz uma campanha de conscientização dos pais para com a importância da educação de seus filhos. É feito um monitoramento do boletim escolar das crianças e adolescentes durante todo o ano. Em dezembro, os melhores recebem premiações e as mães também. Todas as crianças que cursam da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental recebem presentes. Os índices de aproveitamento em sala de aula melhoram a cada ano.
A empresa também incentiva a organização e união dos colaboradores através do grêmio, que foi criado em 2004. Eles promovem festas, campeonatos esportivos e possuem um coral. Os ensaios são semanais e a com a orientação de uma professora de música. As apresentações são realizadas em Fernandópolis e região. O grêmio também desenvolveu, com a ajuda da administração da loja, um sistema próprio de empréstimo aos funcionários.
As festas são constantes. Além das temáticas, entre elas Festa Junina e Natal, no último final de semana de cada mês é realizada uma comemoração para homenagear os aniversariantes do período. Além disso, o gerente administrativo da loja vai pessoalmente na casa do aniversariante levar um presente e tirar fotografias, mostrando desta forma, a importância que cada um tem dentro da empresa.
“Sinto-me feliz e tenho orgulho de fazer parte do quadro de colaboradores da Secol, pois, o maior objetivo aqui, além da satisfação do cliente, é estreitar a relação entre colaboradores e direção. E cada vez mais isso acontece com a realização de atividade que têm como finalidade unir e satisfazer também os colaboradores”, afirmou Carla Cristina Francisco Fondelo, encarregada do departamento de RH da Secol.
Carla Cristina F. Fondelo: “A finalidade da Secol é também unir e satisfazer os colaboradores”.
Rinaldo A. Fontana: “É um ambiente muito feliz”.