sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MEC prorroga prazo para confirmação de dados do Prouni

Os estudantes que pretendem conseguir uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia cinco de março para confirmarem os dados socieconômicos declarados…

Os estudantes que pretendem conseguir uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia cinco de março para confirmarem os dados socieconômicos declarados na ficha de inscrição. Desta vez, os selecionados ocuparão as vagas dos estudantes escolhidos na primeira etapa, mas que não comprovaram os dados nas instituições de ensino superior. O prazo foi prorrogado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. O ProUni oferece bolsas de cem a 50 por cento do valor da mensalidade para alunos de baixa renda. Nesta segunda fase, serão oferecidas 33.116 bolsas, sendo 17.868 integrais. Segundo o diretor do Departamento de Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro, o programa tem colaborado na inclusão social.

O programa tem permitido a inclusão de estudantes de famílias de baixa renda, de negros, de deficientes físicos, de professores no ensino superior ao qual dificilmente, muitos deles não teriam acesso. Então o programa vem cumprido plenamente seus objetivos indo além, inclusive, das expectativas.

O aluno selecionado deve comprovar que cursou todo o ensino médio em escola pública ou que foi bolsista integral em instituição privada. Os que foram selecionados para bolsa integral devem ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Caso o estudante tenha sido selecionado para bolsa parcial, deve comprovar uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. O candidato deve apresentar também a Carteira de Identidade e CPF. Desde sua criação, há três anos, o ProUni já beneficiou quase 250 mil estudantes em todo o país. Em 2007, a previsão é de que mais 160 mil estudantes possam ser beneficiados.

Notícias relacionadas