sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Greve branca deixa júri sem réu

Acusado, que está detido no CDP de Rio Preto, se recusou a comparecer ao seu julgamento, remarcado para o dia 29 O julgamento do réu Marcelino José de Lima, conhecido…

Acusado, que está detido no CDP de Rio Preto, se recusou a comparecer ao seu julgamento, remarcado para o dia 29

O julgamento do réu Marcelino José de Lima, conhecido como “Celino”, marcado para acontecer ontem, no Fórum de Votuporanga, teve que ser cancelado pelo Tribunal, devido ao não-comparecimento dele; e remarcado, para o próximo dia 29 deste mês. Acusado de tentar matar Luiz Rocha, no dia 27 de abril do ano passado, no bairro Penha, em Valentim Gentil, Lima está preso preventivamente desde junho de 2006 no CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José do Rio Preto.

Conforme o juiz Jorge Canil, o motivo da ausência do acusado, que será apurado, provavelmente, é resultado da adesão dele a greve branca que há mais de uma semana foi adotada pela maioria dos detentos do sistema penitenciário paulista, convocada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

O movimento, denominado pelos presos como “Greve branca” teve início no último dia 21 e tem como objetivo denunciar uma suposta opressão humanitária praticada pelas autoridades carcerárias, contra os colegas da categoria, que estão recolhidos na Penitenciária II de Presidente Venceslau.

Os detentos grevistas se recusam a sair para o banho de sol, a atender as intimações judiciais e a comparecer às oficinas para trabalhar. Em alguns casos eles se negaram até mesmo a fazerem os trabalhos desempenhados no interior das unidades, como a distribuição de comida e limpeza.

Notícias relacionadas