A Avenida “Paulo Marcondes” é uma importante via de entrada e saída de veículos leves e pesados da cidade de Jales, e o trânsito ainda se torna mais intenso nos horários em que aumenta o fluxo de veículos de funcionários das empresas instaladas no Parque Industrial I, nas industrias frigoríficas e o cortume que estão instalados nas rodovias “Euplhy Jalles” e “Vitório Prandi”.
A falta de iluminação e ciclo via, reivindicados muitas vezes pela população faz aumentar o risco de acidentes naquela “artéria” de grande movimento de veículos, caminhões, ônibus, motos, bicicletas e pedestre.
Na noite de segunda-feira, Anderson Fernando Minguini Escobar, 19, transitava com sua motocicleta pela avenida no sentido bairro/centro, quando nas proximidades do número 341, bateu na traseira de um caminhão que estava “regularmente” estacionado na avenida.
Provavelmente a falta de iluminação na via tenha prejudicado a visibilidade do motociclista que após a batida foi arremessado no asfalto, apresentando ferimentos pelo corpo.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Jales foi acionado e conduziu Aderson para ser internado na Santa Casa, onde permaneceu em observação.
A polícia relatou na ocorrência que o veículo estava regularmente estacionado, mas não identificou as causas da colisão. Anderson é funcionário do setor de produção da Fuga Couros e deixava o seu turno de trabalho na noite do acidente. Segundo informações, a vítima apresentou fraturas nas pernas e permaneceu sob cuidados médicos na Santa Casa.
Vereador Riva Rodrigues apresentou indicação para “ciclovia” em 2006
O vereador do PPS, então presidente da Câmara Municipal de Jales, fez requerimento Nº120/2006, que solicitava a prefeitura de Jales e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, para procederem levantamento do orçamento para a construção da ciclovia em toda a extensão da Avenida Paulo Marcondes e também na Rodovia Victorio Prandi até a empresa Unidos Agroindustrial S/A.
Na ocasião Riva também pediu que o levantamento fosse lhe encaminhado, para que em conjunto com a Administração Pública, os representantes das empresas estabelecidas no Distrito Industrial I sejam convidados a participar de Parceria Público-Privada para a construção da referida ciclovia.
Jediel reivindica iluminação
O vereador Jediel Zacarias (PMDB), repetiu neste ano as solicitações de outros colegas da casa, para iluminar toda a avenida Paulo Marcondes, através de requerimento (06/2007). Jediel se baseou no alto número de empregados do Distrito I e das Indústrias Alimentícias daquela região para reforçar o pedido ao chefe do executivo. “Mensalmente pagamos a TIP (Taxa de Iluminação Publica), e é dever do poder público atender as necessidades desses trabalhadores que correm risco de vida na entrada e saída do expediente de trabalho” , cobrou o vereador.
Gilberto Alexandre de Moraes também fez requerimento (222/2005), que solicita iluminação publico na avenida.
Em 2005 a atual presidente do poder legislativo, Aracy Cardoso (PT) – Tatinha, pediu providencias da prefeitura para resolver o problema da falta de iluminação na avenida (requerimento 91/2006).