sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Epidemia de dengue atinge a cidade de Mirassol

Com 383 casos confirmados de dengue, Mirassol atingiu a situação de epidemia. O coeficiente de incidência da virose atingiu o patamar de 696 casos por grupo de 100 mil habitantes….

Com 383 casos confirmados de dengue, Mirassol atingiu a situação de epidemia. O coeficiente de incidência da virose atingiu o patamar de 696 casos por grupo de 100 mil habitantes. Para configurar surto epidêmico, o coeficiente tem de ser superior a 300 para cada grupo de 100 mil pessoas. Agora são cinco os municípios da região em situação de surto epidêmico – Mirassol, Poloni, José Bonifácio, Bebedouro e Ilha Solteira. De acordo com a enfermeira-chefe da seção de Vigilância Epidemiológica de Mirassol, Mara Engel, o município até ontem não tinha recebido notificação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) para suspender a coleta de exames sorológicos para a confirmação dos casos suspeitos, o que ocorre em situação de surto epidêmico. Poloni, José Bonifácio, Bebedouro e Ilha Solteira já suspenderam os exames. A última atualização dos casos de dengue é de 5 de março. Segundo Mara, a última vez que a virose atingiu a cidade de maneira tão agressiva como ocorre agora foi em 2001. “Tivemos mais de 1.700 casos positivos.”

Dos 383 casos de 2007, 363 são autóctones e o restante importados. Mara afirma que não houve casos de dengue hemorrágica. De acordo com a enfermeira, uma equipe do município em conjunto com grupo da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) trabalha para o controle de criadouros. Mara diz que é necessário maior conscientização e atenção da população aos criadouros para a dengue ser combatida. Já o comerciante José Carlos Pedroso, de 47 anos, defende a conscientização dos órgãos públicos. “A cidade está um abandono total.” Sua mãe, Juvercina Batista Pedroso, de 70 anos, conta que enfrentou a dengue há 15 dias. Segundo ela, seu marido Aparecido Pedroso, 68 anos, também intergou a lista de casos confirmados.

A dona de casa Maria José dos Santos, 48 anos, pode estar pela segunda vez doente. A primeira foi há três anos. Madalena Gonçalves, 40 anos, também suspeita da doença. “Vou fazer o exame amanhã.” A situação em Mirassol não provoca mudanças na atuação contra a dengue em Rio Preto, informa a Secretaria de Saúde. O órgão afirma que continuará com suas ações de rotina, que já envolvem atenção à população de Mirassol que trabalha em Rio Preto. Votuporanga já registra 22 casos positivos de dengue e mais 92 suspeitos. Catanduva tem 67 confirmações e outras 170 suspeitas.

Notícias relacionadas