domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde faz orientação de prevenção à Tuberculose

Dia 24 de março é o Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose. A Estância Turística de Santa Fé do Sul também está nesta luta. De 26 a 30 de…

Dia 24 de março é o Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose. A Estância Turística de Santa Fé do Sul também está nesta luta. De 26 a 30 de março está sendo prestadas orientações pela equipe de saúde nas Unidades de Saúde da Família, enquanto os pacientes aguardam atendimento. O objetivo é informar sobre a doença, suas formas de contágio, prevenção e tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra, e atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra, ela espalha no ar gotas muito pequenas com o micróbio da tuberculose. Uma pessoa com boa saúde que respire este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Portanto, é por meio da respiração que a tuberculose é transmitida, e não pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, talheres, roupa ou colchão usado pelo doente. A tuberculose só se transmite pelo ar. Muitas vezes o organismo resiste e a pessoa não adoece. Porém, ainda que o organismo resista no momento, o micróbio fica “guardado” e a doença pode se manifestar anos mais tarde, quando a pessoa estiver enfraquecida, desgastada por alguma doença ou com baixa imunidade. O idoso também tem mais chances de adoecer.

Somente pacientes com a doença no pulmão que sejam bacilíferos, ou seja, aqueles que eliminem o bacilo Koch no ar, são capazes de transmitir a doença. Quem tem tuberculose em outras partes do corpo não transmite a doença, porque não elimina os bacilos pela tosse.

O sintoma mais freqüente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de tuberculose. Outros sintomas são febre (mais freqüente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. Se uma pessoa contaminada não se tratar, o risco de morte é grande. Se o paciente abandonar por conta própria o tratamento, possibilitará o surgimento de bacilos de Koch resistentes aos remédios, o que dificulta o tratamento e pode levar à morte ainda mais facilmente.

O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses. Os remédios da tuberculose são distribuídos gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família. Somente o médico pode avaliar se o paciente está ou não curado. A melhora que ocorre após um mês de tratamento, quando desaparece a febre, melhora o apetite e há ganho de pesa, não significa a cura. O tratamento não deve ser abandonado em hipótese alguma.

Notícias relacionadas