Entre os cinco novos ministros empossados nesta quinta-feira pelo presidente Lula, está o agora ex-ministro do Trabalho Luiz Marinho, agora na Previdência. Na posse, o presidente Lula sinalizou a necessidade de se fazer uma nova reforma previdenciária. Tomaram posse nesta quinta, além de Marinho, os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, da Comunicação Social, Franklin Martins, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, do Trabalho, Carlos Lupi.
Lula disse que a responsabilidade de Marinho no cargo é “consertar o problema previdenciário, sem jogar no colo dos pobres” a responsabilidade de um déficit de R$ 47 bilhões. “Se eu conheço bem o Marinho e se ele imprimir na Previdência a mesma seriedade e trabalho que fez no Ministério do Trabalho, se imprimir esse ritmo na Previdência, eu quero avisar para todos aqueles que acham que a previdência é insolúvel, que vamos consertá-la, sem jogar no colo dos pobres o déficit do setor”, pontuou o presidente Lula.
O presidente Lula afirmou ainda que Luiz Marinho tinha o perfil ideal para assumir a Previdência Social. “Todo mundo sabe da minha história com Luiz Marinho. Temos uma relação de pai e filho, apesar de que, aqui, o filho é mais inteligente do que o pai”.
No discurso, Lula explicou que tirou Marinho do cargo de ministro do Trabalho, por avaliar que a área não precisava mais dele.
Em discurso, Marinho defendeu uma reforma no pagamento de benefícios e salários a aposentados e pensionistas como alternativa para a valorização do poder de compra dos brasileiros. “A Previdência Social é muito importante para o povo brasileiro. É o principal instrumento de distribuição de renda, através dos benefícios. Nós que estamos implementando uma política de valorização da renda, valorização do salário mínimo, precisamos completar uma reforma na Previdência que dê conta do futuro, da próxima geração”, afirmou em entrevista coletiva após tomar posse no novo cargo.