sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula deve propor PAC das Forças Armadas e sinaliza intenção de trocar Pires

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em jantar com senadores do PT, que pretende convocar o Conselho de Defesa Nacional nos próximos dias para discutir uma espécie…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em jantar com senadores do PT, que pretende convocar o Conselho de Defesa Nacional nos próximos dias para discutir uma espécie de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para reequipar as Forças Armadas. Além disso, Lula sinalizou que estuda uma forma de substituir Waldir Pires no comando do Ministério da Defesa.

O PAC das Forças Armadas reuniria uma série de ações para valorizar a Marinha, Exército e Aeronáutica.

O Conselho de Defesa Nacional –órgão consultivo da Presidência da República– é formado pelo vice-presidente da República (José Alencar), pelos presidentes da Câmara (Arlindo Chinaglia) e do Senado (Renan Calheiros), e pelos ministros Justiça (Tarso Genro), Relações Exteriores (Celso Amorim), Fazenda (Guido Mantega) e Planejamento (Paulo Bernardo), além dos comandantes do Exército (Enzo Perry), Marinha (Júlio Soares de Moura Neto) e Aeronáutica (Juniti Saito).

Com esse plano, Lula quer se antecipar às críticas que serão feitas ao contigenciamento de recursos nas Forças Armadas, que provocaram problemas como a crise do setor aéreo.

Pires

O presidente considera que Waldir Pires já fez o que podia para tentar contornar a crise no setor aéreo. Segundo os senadores, Lula entende que Pires está de mãos atadas porque há erros na estrutura do próprio Ministério da Defesa que fazem com que as Forças Armadas não se sintam subordinadas à pasta nem parte dela.

No entanto, Lula disse à bancada que tem duas dificuldades para efetuar a substituição do ministro: encontrar uma saída honrosa para que ele não deixe o governo desgastado e um substituto que tenha respeito dos militares para tocar a reestruturação da pasta. “Preciso construir uma forma para que ele saia”, disse Lula aos senadores segundo relato de um dos participantes do jantar.

Notícias relacionadas