sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Fé inicia censos de 2007

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou segunda-feira, 16, a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada –…

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou segunda-feira, 16, a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada – o Censo Agropecuário, em todo o país, e Contagem de População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais. Na Estância Turística de Santa Fé do Sul o primeiro entrevistado foi o prefeito Itamar Borges, em ato simbólico, que recebeu em seu gabinete representantes do IBGE e a imprensa.

Itamar afirmou que o censo é “um instrumento fundamental para os governos Federal, Estadual e Municipal, e para toda população do Brasil. Para ter a real situação. E há uma grande reclamação de alguns municípios de que o índice estabelecido para crescimento da população é inferior ao que efetivamente a população tem crescido. As informações coletadas são muito importantes para cada um de nós, porque esse resultado beneficia e interfere na vida de cada cidadão, da cidade e do país. Esse trabalho vai ser mais uma etapa importante do recadastramento, da contagem e do perfil da população do município, do Estado e do Brasil”.

Em Santa Fé serão 18 agentes trabalhando, sendo quatro supervisores e 14 recenseadores. O trabalho de coleta de dados deve ser encerrado no final de julho, quando começa a tabulação de dados. Pela primeira vez no país a operação censitária será totalmente informatizada. As entrevistas serão feitas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. A informatização possibilitará um recorde na divulgação dos resultados. No caso da Contagem os dados serão disponibilizados no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta.

O 10º Censo Agropecuário irá coletar, após 10 anos, informações atualizadas sobre a agropecuária brasileira. Esse é o maior e mais completo levantamento sobre a estrutura produtiva do setor primário brasileiro, que irá traçar um perfil detalhado de aproximadamente 5,7 milhões de estabelecimentos nos segmentos de agricultura, silvicultura (cultivo de floresta), pecuária, aqüicultura, apicultura, sericultura (criação de bicho-da-seda), extração vegetal, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, em todos os 5564 municípios brasileiros.

Já a Contagem da População será feita em cerca de 28 milhões de domicílios em 5414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios situados em estados onde apenas dois excedem esse teto de população. Com a Contagem da População nesses 5435 municípios e mais a estimativa da população nos 129 municípios restantes, o Brasil vai conhecer os novos números da população de todos os 5564 municípios brasileiros.

A Contagem da População é imprescindível para garantir a melhoria da qualidade e da precisão dessas estimativas, que também alimentam as bases de informações de ministérios e secretarias estaduais e municipais da área social, para a formulação e implementação de políticas públicas. Também é importante para subsidiar as campanhas nacionais de vacinação, a avaliação de matrículas escolares, bem como é útil ao planejamento da oferta de serviços para crianças, adolescentes, jovens, pessoas em idade ativa e idoso.

Notícias relacionadas