sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e Polícia Militar previnem sobre o uso de drogas

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com a Polícia Militar, inicia na segunda-feira (23) as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e…

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com a Polícia Militar, inicia na segunda-feira (23) as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O objetivo dessas aulas é orientar e conscientizar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental contra o uso de drogas, cigarro, bebidas e armas.

O Proerd, através de aulas, ensina aos alunos, de forma cativante, descontraída, lúcida e por meio de diversas formas pedagógicas, técnicas voltadas para a resistência às pressões do cotidiano, provenientes da busca de tomar decisões e fazer escolhas semelhantes aos amigos. Além disso, o Programa auxilia para que os alunos adquiram consciência da necessidade de dizerem não às drogas e à violência.

Nas aulas, o soldado Valdenir José Tonholo conduz os alunos a um diálogo sobre os principais temas abordados pelo Proerd. Tonholo entende que mesmo com tantas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, atualmente, o Proerd é uma necessidade nas escolas. Nas aulas, as crianças também recebem uma cartilha com dez lições de resistência às drogas e à violência.

Com o conhecimento adquirido nas aulas, os alunos compreendem os riscos e efeitos físicos e emocionais causados pelo uso de drogas, expandem seus conhecimentos sobre a variedade de ações positivas que podem praticar em suas escolas e comunidades, e compreendem o que são estratégias de negação, habilidades de comunicação saudável e resistências ao álcool, tabaco, armas e drogas.

Para fazer esse trabalho adequadamente nas escolas, Tonholo tem passado por atualizações do Proerd. A última atualização aconteceu em Araçatuba, de 19 a 30 de março. O Proerd é desenvolvido em Santa Fé desde 2000. O programa é desenvolvido por policiais voluntários, que uniformizados e devidamente treinados atuam como instrutor, conselheiro e modelo de atuação para os alunos.

Notícias relacionadas