sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MP que beneficia portadores de Hanseníase já foi aprovada na Câmara

Até o ano de 1986, cerca de 4 mil portadores de hanseníase, conhecida antigamente como lepra, eram submetidos a isolamentos em colônias afastadas das cidades. Uma Medida Provisória, encaminhada pelo…

Até o ano de 1986, cerca de 4 mil portadores de hanseníase, conhecida antigamente como lepra, eram submetidos a isolamentos em colônias afastadas das cidades. Uma Medida Provisória, encaminhada pelo governo federal, já foi aprovada no Plenário da Câmara. De acordo com a MP, eles vão receber uma pensão mensal vitalícia de 750 reais e será reajustada anualmente, com base no salário mínimo. Ainda há a necessidade de o texto ser votado no Senado para virar lei.

Para a Relatora da medida, a deputada Maria do Carmo Lara, do PT de Minas Gerais, a MP é uma forma de pedir desculpas pelo erro cometido no passado, já que desde 1940 já existia cura para a doença. “Essa medida provisória vem resgatar o direito de cidadania de várias pessoas do Brasil inteiro, que durante o período da sua vida, quando crianças, quando jovens, foram retirados de suas casas para serem colocadas em colônias com regime de prisão mesmo, porque sofriam de hanseníase”.

A hanseníase é causada por uma bactéria conhecida como Hansen. A bactéria ataca os nervos periféricos, como a pele, a mucosa nasal e também outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O tratamento da Hanseníase pode ser feito nos postos de saúde, de graça e sem precisar ser internado. Os pacientes em tratamento, podem conviver normalmente com outras pessoas.

Outras dúvidas sobre a doença podem ser tiradas pelo telefone 0800 26 2001, repetindo 0800 26 2001.

Notícias relacionadas