domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Geração de emprego formal é 80% maior no 1.º semestre de 2007

A geração de empregos formais continua crescendo em Votuporanga. O saldo no primeiro semestre de 2007, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), é 80% maior que…

A geração de empregos formais continua crescendo em Votuporanga. O saldo no primeiro semestre de 2007, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), é 80% maior que o do mesmo período do ano passado, e 2,61% sobre o estoque do fim de 2006. O saldo do semestre se refere à diferença entre a criação de 3.771 vagas e o fechamento de 3.366.

Os dados refletem o desenvolvimento da economia votuporanguense em percentuais acima da média nacional. A geração de empregos formais nestes seis primeiros meses no Brasil cresceu 18,6% sobre o primeiro semestre de 2006. Em 12 meses a variação acumulada aumentou 5,12%, no Brasil, enquanto em Votuporanga, foi 7,55%.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, a cidade está se desenvolvendo, como aconteceu nos últimos seis anos da administração municipal.

Um dos diferenciais da cidade está na qualificação da mão-de-obra, por meio do desenvolvimento educacional. “Esta é uma área na qual Votuporanga é destaque nacional, desde o ensino fundamental até o profissional”, afirma. “O prefeito Carlão tem claro que o desenvolvimento econômico é inerente ao nível de educação, não sendo possível desassociar a educação da economia”, completa.

De acordo com Vicentini, as empresas visam contratar pessoas com mão-de-obra qualificada e uma cidade que oferece isso aos empresários, tende a crescer cada vez mais. “É neste sentido que estamos trabalhando, como fizeram os países do grupo chamado Tigres Asiáticos. Temos como exemplo as negociações para implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que vai oferecer educação profissional para a nossa população, e ainda parcerias com Sesi e Senac, para ampliação do atendimento em uma nova área”, diz.

Setores
Os dados são fruto de um crescimento continuou nos últimos meses. Nos seis primeiros meses, com exceção de janeiro, todos os outros tiveram uma variação positiva que somadas refletem as novas vagas no município. Em junho, por exemplo, houve um crescimento de 0,11%.

O setor de maior destaque neste primeiro semestre continua sendo o da Construção Civil, que registrou um aumento de 9,34%. A indústria também está contribuindo para o crescimento. Em seis meses, foram criados 328 postos de trabalho, o que representa uma variação positiva de 6,51%.

Ainda registraram crescimento os setores de serviços industriais de utilidade pública (eletricidade, água e esgoto), com variação positiva de 5,58%, e o de serviços, com 2,48%, representando 110 novas vagas.

Notícias relacionadas