O Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) Guilherme Afif Domingos vem a Votuporanga nesta quinta-feira (26/07) para se reunir com o prefeito Carlos Eduardo Pignatari e mais 48 prefeitos no encontro regional “Caravana do Trabalho”. O evento será das 14 às 17 horas no Firenze Hotel. A Caravana tem como objetivo principal possibilitar a coleta de dados para a elaboração do diagnóstico do emprego no estado.
Com apoio da Prefeitura do Município, o Secretário e funcionários da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) irão diagnosticar a situação do emprego na região e divulgar dados referentes ao Estado.
Às 15 horas o secretário falará sobre as novas diretrizes da pasta e de que forma a Caravana está inserida nesse plano de trabalho. Após um espaço aberto a perguntas, os prefeitos receberão um questionário elaborado pela Fundação Seade que deverá ser devolvido num prazo máximo de 15 dias com dados sobre mercado de trabalho e economia. No final do processo, a Secretaria do Emprego terá um diagnóstico das necessidades de cada localidade e poderá direcionar os recursos para a qualificação profissional. A pesquisa será explicada por um representante da Fundação Seade, ligada à Secretaria de Economia e Planejamento.
Um total de 19 cidades paulistas estão recebendo a Caravana, com o objetivo de buscar informações sobre a empregabilidade e a necessidade de mão-de-obra qualificada nas regiões, microrregiões e municípios em todo o Estado de São Paulo. Os próximos municípios sede são: Araçatuba (19/07), Bauru (20/07), Votuporanga (26/07), São José do Rio Preto (27/07), Franca (02/08), Ribeirão Preto (03/08), Araraquara (09/08), Piracicaba (10/08), São João da Boa Vista (16/08), Campinas (17/08), Itapetininga (23/08), Sorocaba (24/08), Registro (30/08), Santos (31/08), Guaratinguetá (13/09), São José dos Campos (14/09), São Paulo – Região Metropolitana (21/09).
Abaixo informações da Assessoria da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho
Por que fazer um diagnóstico?
A qualificação profissional é um dos itens mais importantes relacionados a políticas públicas de geração de emprego e renda. Se não estiver qualificado, o trabalhador simplesmente não serve para o mercado de trabalho. Hoje os investimentos feitos por alguns órgãos públicos em cursos de qualificação profissional acontecem sem que haja um mapeamento que aponte as demandas de mão-de-obra. Ou seja, existe a necessidade de uma pesquisa que forneça três respostas básicas: ocupações necessárias, em que quantidade e em que localidade. Essa defasagem de informação acontece em todo o País, não apenas em São Paulo.
Plano Plurianual
O diagnóstico possibilitará também a elaboração de um plano plurianual para a qualificação profissional, ou seja, será feito um planejamento para este setor por pelo menos quatro anos, o que permite ao estado pensar em investimentos, em novos cursos, mudanças de mercado etc.
Seade
A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, ligada à Secretaria de Economia e Planejamento, foi a instituição escolhida pela SERT para elaborar o diagnóstico por tratar-se de uma entidade que já trabalha com dados voltados para a questão do emprego e do trabalho. Está habituada a lidar com esse tipo de informação, o que dará mais credibilidade ao diagnóstico. A qualificação profissional é uma das bases do tripé que consolidam a atuação da Secretaria do Emprego, juntamente com a desburocratização e o empreendedorismo. O Estado de São Paulo investiu pouco mais de um milhão e meio de reais nessa pesquisa, que será o ponto de partida para resultados práticos nos índices de empregabilidade do trabalhador paulista.
Os prefeitos:
É de extrema importância a participação dos prefeitos na elaboração da pesquisa. Isso porque são eles que vivem diariamente o problema do desemprego nas suas cidades. São estes administradores que poderão dizer também quais são as necessidades do mercado de trabalho.
Os cursos
Quando concluída a pesquisa e detectadas as necessidades, o Centro Paula Souza será o aplicador e o certificador oficial dos cursos de qualificação. Trata-se de um centro de excelência em educação tecnológica com uma rede de 130 Escolas Técnicas e 29 Fatecs, distribuídas em mais de 100 municípios em todo o Estado. Nas cidades onde não houver ETECs ou Fatecs, outras entidades poderão aplicar os cursos, desde que sejam certificadas pelo Centro Paula Souza.
Os resultados
Para medir os resultados, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo Público – FUNDAP, fará a avaliação de todo o processo: resultado do diagnóstico, implantação dos cursos, aproveitamento dos trabalhadores no mercado de trabalho. Dessa forma é possível avaliar a eficácia das políticas públicas desenvolvidas, bem como o retorno dos investimentos públicos no setor de emprego e trabalho.
SERVIÇO:
O quê: Caravana do Trabalho
Data: Dia 26 de julho
Local: Firenze Hotel
Rua Tocantins, 4369 – Bairro Vale do Sol – Votuporanga
Horário: 14h00