domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga realizará “Dia de Aleitamento Materno”

A Secretária de Saúde de Votuporanga, Elizabete Arroyo Marchi, anunciou durante a Conferência Municipal de Saúde que realizará no próximo dia 15, das 8 às 10 horas um dia de…

A Secretária de Saúde de Votuporanga, Elizabete Arroyo Marchi, anunciou durante a Conferência Municipal de Saúde que realizará no próximo dia 15, das 8 às 10 horas um dia de atenção especial às lactantes, incentivando a prática do aleitamento materno. O evento será no Posto de Atendimento à Saúde (PAS) XII “Gumercindo Hernandes Morales”, que fica na Travessa Luiz Lamana, 3082, no final da rua Minas Gerais, no bairro São João.

A equipe de saúde servirá um café da manhã e em seguida iniciará as orientações com palestras que serão ministradas pelo pediatra Job Amaral, a dentista Luciana Commar, a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Maria Rita Soares e a fonoaudióloga Patrícia Morini.

De acordo com a enfermeira responsável, semanalmente esses encontros já acontecem nos grupos de aleitamento materno, mas o objetivo é intensificar a importância do aleitamento e proporcionar às mães um momento de integração e relacionamento entre elas e as agentes de saúde.

São atendidas no grupo, cerca de 15 a 20 mães que amamentam até os seis meses de vida do bebê. As orientações serão relacionadas a vários assuntos, dentre eles, corrigir a forma de pegar a criança, os horários de amamentação, o controle adequado do peso e demais dúvidas que as mães enfrentam.

Semana Mundial
Desde o dia 1º de agosto até o dia 7, Votuporanga está realizando a 16º Semana Mundial de Amamentação numa parceria da Prefeitura, com a Secretaria de Saúde e do Banco de Leite do município. O tema deste ano é “Amamentação na primeira hora proteção sem demora”.

Nesta sexta-feira (03/08) pela manhã o prefeito Carlos Eduardo Pignatari, acompanhado pela Secretária de Saúde, visitaram o Banco de Leite Humano e acompanharam algumas orientações dadas pela coordenadora. Na oportunidade, o prefeito também deu suas orientações, dizendo que a amamentação é uma fase muito importante e fundamental. “É preciso que as mães pensem e reflitam, pois o ato de amamentar é uma dádiva dada a vocês (mães), de alimentar a vida e promover a saúde”, finaliza ele.

Todos os dias pela manhã, Maria Alice está percorrendo todos os hospitais e Postos de Saúde dando orientações às mães sobre o aleitamento e ainda capacitando às equipes de enfermagem e orientações de alta as puérperas.

A coordenadora do Banco de Leite explica que o objetivo da semana é dar orientações sobre o aleitamento, sua importância na vida do recém nascido e incentivar as doações para o Banco. “Votuporanga conta hoje com uma UTI Neonatal que foi inaugurada recentemente. Como vai ficar quando ela começar a funcionar?”, questiona a coordenadora que complementa dizendo “precisamos da colaboração de todas as mães que amamentam para que nos ajudem a intensificar as doações, pois muitas vidas podem ser salvas com um pequeno gesto”.

Leite materno: O Ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja o único alimento ingerido pelo bebê nos primeiros seis meses de vida – nem mesmo água ou chás devem ser oferecidos às crianças neste período. Amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê contra doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias, pois no leite materno há nutrientes, substâncias e células maternas que funcionam como anticorpos contra infecções. O alimento é capaz de reduzir em até um quinto os índices de mortalidade infantil em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Notícias relacionadas