domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Região tem redução de 20% na taxa de mortalidade infantil

Uma pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde revela que o índice de mortalidade infantil no Estado, no ano passado, foi o menor da história. Na região de Araçatuba, a redução…

Uma pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde revela que o índice de mortalidade infantil no Estado, no ano passado, foi o menor da história.

Na região de Araçatuba, a redução foi ainda maior. A queda foi de cerca de 20%, em relação a 2005. E um dos principais motivos para a redução foi o trabalho da Pastoral da Criança, que orienta as gestantes desde o pré-natal. Uma pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde revela que os 13,28 óbitos por mil crianças nascidas vivas são os menores da história de São Paulo.

A região de Araçatuba ganhou destaque por apresentar a maior redução de índice no período de um ano. Em 2005 a taxa foi de 19,5, já em 2006, 15,6 – 20% menos. Muitos são os fatores que levaram a região de Araçatuba a alcançar esse índice. Um deles é o trabalho da Pastoral da Criança. Uma vez ao mês os líderes saem às ruas para cumprir a missão que começou há 25 anos. Eles fazem com que, mesmo onde as condições são poucas, os recursos mínimos, todos tenham direito à vida.

Na região de Araçatuba a Pastoral da Criança está em 22 comunidades. O trabalho voluntário assiste à três mil crianças. Para o diretor da Divisão Regional de Saúde, Luiz Henrique de Felippe Valente, 20% de redução no índice de mortalidade é muito para ser alcançado em apenas um ano. Mas, isso não significa que o trabalho esteja concluído.

Segundo o coordenador sub-regional da Pastoral da Criança, todo o trabalho da instituição continua.

Notícias relacionadas