domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ministro anuncia verba para 11 novos presídios

O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou hoje que foram liberados recursos para a construção de presídios nas 11 regiões metropolitanas com os maiores índices de criminalidade do País, apontados…

O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou hoje que foram liberados recursos para a construção de presídios nas 11 regiões metropolitanas com os maiores índices de criminalidade do País, apontados pelos ministérios da Justiça e da Saúde. Ele informou ainda que, a partir da próxima semana, 500 homens da Força Nacional de Segurança estarão à disposição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O programa terá cerca de 90 ações e está previsto para ser lançado próxima segunda-feira. Inicialmente, atenderá as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Recife, Salvador, Maceió e Belém.

Neste primeiro momento, serão construídos um presídio em cada uma dessas 11 regiões. A construção das unidades prisionais deverá começar em janeiro. Não foi divulgado o número de vagas que serão abertas. Depois, o plano é construir outras unidades prisionais.

Força Nacional
Os homens da Força Nacional ficarão aquartelados em Brasília para atender a essas regiões quando necessário. Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, oito mil homens fazem parte da Força Nacional em todo o País.

Também estão previstos no programa cursos de capacitações para os policiais civil, militar e agentes penitenciários.

Tarso apresentou hoje o Pronasci aos parlamentares da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O programa, aprovado pelo Luiz Inácio Lula da Silva, vai articular políticas de segurança pública com ações sociais no combate à violência e à criminalidade. O investimento será de R$ 6,707 bilhões.

Notícias relacionadas