domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Entidades recebem 896 quilos de mel

O Fundo Social de Solidariedade de Votuporanga repassou na manhã desta quinta-feira (16/08) 896 quilos de mel a 18 entidades assistenciais, o que corresponde a 32 baldes de 28 quilos…

O Fundo Social de Solidariedade de Votuporanga repassou na manhã desta quinta-feira (16/08) 896 quilos de mel a 18 entidades assistenciais, o que corresponde a 32 baldes de 28 quilos cada um. O repasse faz parte do projeto “Compra com Doação Simultânea”, desenvolvido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com cooperativas, neste caso com a Coapinsp (Cooperativa dos Apicultores da Região Noroeste de São Paulo).

A doação foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marli Beneduzzi Pignatari, em companhia do prefeito Carlos Eduardo Pignatari, e ainda do vereador Osvaldo Carvalho e o gerente de operações da Conab, Nivaldo Maia, que está na região hoje para conhecer os parceiros da companhia.

De acordo com o vereador Osvaldo Carvalho, que intermediou a assinatura do convênio por meio da Coacavo (Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), a Conab investirá R$ 57 mil neste projeto, visando atender o produtor rural e ajudar as entidades assistenciais. “Isso representa geração de emprego e renda, valorização dos produtos rurais e ainda benefícios para as instituições filantrópicas”, afirma.

Esta foi a primeira doação de mel do convênio, que será feita a cada dois meses, pelo período de um ano. De acordo com Nivaldo Maia, o projeto foi criado em 2003 e o objetivo é transformá-lo em política pública, para que continue pelos próximos anos.

A Conab tem uma verba anual do Governo Federal para comprar, a preço justo, produtos do produtor rural, em especial os produzidos pela agricultura familiar, e repassá-los a entidades.

“A agricultura familiar não tem estrutura para competir com grandes produtores, porém é muito importante para o nosso país. Hoje, 40% da produção agrícola vêm da agricultura familiar. O projeto visa atender essas pessoas e pagar um preço justo por seus produtos, o que não aconteceria se grandes fornecedores fossem seus compradores”, afirma.

O prefeito Carlos Pignatari agradeceu a Conab e elogiou o projeto desenvolvido. Além disso, destacou também o empenho do vereador Osvaldo Carvalho no intermédio das negociações com a Conab.

Além da parceria com a Coapinsp, a Conab mantém em Votuporanga parceria com a Codafavo (Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga) que também entrega alimentos cultivados por produtores rurais. O valor total do projeto para entrega dos alimentos, aprovado pela Conab, é de R$ 35,5 mil. Outros alimentos como feijão e farinha de mandioca são repassados pelo FSS, por meio também da Conab, periodicamente às instituições.

Confira as entidades beneficiadas:

Afupace – Recanto Tia Marlene
Assoc. Dorcas de Promoção Humana
Associação Beneficente Irmão Mariano Dias
Associação Beneficente Irmã Elvira
Associação Espírita Benef. Paulo de Tarso
Casa Abrigo “Irmãos Emaús”
Casmu – Centro de Apoio Social Mundo Unido
Comunidade São Francisco de Assis
Entidade Beneficente Abrigo da Luz
Escola Artesanal e Casa da Criança
Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes
Lar Assistencial Espírita Recanto da Mãe
Lar Beneficente Celina
Lar do Velhinho de Votuporanga
Lar São Vicente de Paulo de Votuporanga
Lar Frei Arnaldo
Portal da Luz
Apae – Associação dos Pais e Amigos do Excepcional

Notícias relacionadas