domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Procon fiscaliza venda de brinquedos da Mattel

O Procon de Votuporanga realizou nesta quinta-feira (20/09) uma fiscalização em lojas que comercializam brinquedos. Os alvos da blitz foram produtos fabricados pela empresa Mattel, objeto do Recall. A indústria…

O Procon de Votuporanga realizou nesta quinta-feira (20/09) uma fiscalização em lojas que comercializam brinquedos. Os alvos da blitz foram produtos fabricados pela empresa Mattel, objeto do Recall.

A indústria admitiu recentemente que vários modelos de bonecas e um modelo de veículo ofereciam risco à saúde das crianças. Entre os problemas verificados, estão o excesso de chumbo na composição do material plástico, além da presença de pequenos imãs que podem ser engolidos. Os materiais foram encontrados durante testes e inspeções técnicas feitos nas bonecas Barbie e Polly e no carrinho Geotrax Max Trax.

A Mattel anunciou o recall dos itens com problema. Com a medida, os modelos devem ser retirados do mercado. O Procon fiscaliza as lojas para confirmar o cumprimento da medida determinada no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor, o qual estabelece que o fabricante deve providenciar a retirada dos produtos nocivos ou perigosos das prateleiras.

Por sua vez, os lojistas ficam proibidos de venderem produtos inadequados ou inseguros. Em Votuporanga, foram fiscalizadas as lojas e magazines do ramo. Segundo a diretora do Procon, Andréa Tomé, foram encontrados modelos Barbie e Polly, mas não faziam parte da lista do recall da Mattel.

Com a aproximação do Dia das Crianças, o Procon fará outras fiscalizações. A diretora do serviço orienta que se o consumidor comprar os modelos com venda proibida deve denunciar o caso ao Procon. O telefone é o (17) 3422-8930.

Notícias relacionadas