sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Udop discute com associadas adesão ao protocolo agroambiental

A UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) realiza na próxima sexta-feira (28 de setembro), das 14h às 16 horas, em sua sede, em Araçatuba, São Paulo, uma reunião com representantes…

A UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) realiza na próxima sexta-feira (28 de setembro), das 14h às 16 horas, em sua sede, em Araçatuba, São Paulo, uma reunião com representantes das unidades associadas da região de Araçatuba, a fim de esclarecer as usinas sobre a adesão ao Protocolo Agroambiental Paulista. A mesma reunião será realizada na terça-feira (2 de outubro), em São José do Rio Preto, com unidades daquela região.
Em Rio Preto a reunião acontece no prédio do Sesi, entre 10h e 12 horas. No último dia 21 de setembro, o encontro aconteceu na região de Presidente Prudente. O Protocolo Agroambiental Paulista foi criado depois da assinatura do acordo de cooperação firmado entre o Governo do Estado de São Paulo, através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento, e a Unica União da Indústria de Cana-de-açúcar. O acordo determina a implementação de práticas ambientais reguladas com objetivos de certificação de conformidade ambiental.

O coordenador de Relações Institucionais da UDOP, Leandro Sanches Ferreira, será o mediador da reunião, onde serão destacados os principais pontos abordados em reunião ocorrida no último dia 5 de setembro, onde foram expostas as diretrizes para a regulamentação do protocolo, que tem como finalidade antecipar o prazo final para eliminação da queima da palha da cana; orientar quanto a não utilização da queima nas áreas de expansão; proibição da queima, a céu aberto, de qualquer subproduto da cana; proteção das matas ciliares; proteção das nascentes de água; entre outras.

“As reuniões de orientação às associadas têm como pretensão repassar as informações e munir as associadas de instrumentos que possibilitem a adesão de forma responsável e uniforme”, destacou Ferreira que argumenta ainda que “o protocolo pode ser instrumento positivo para o setor, tanto nas questões de licenciamento ambiental, como na divulgação das boas práticas do setor junto ao mercado consumidor. Após a orientação às unidades associadas interessadas, pretendemos realizar reunião conjunta com os signatários do Protocolo para adesão conjunta das associadas UDOP”, finaliza o coordenador da UDOP.

Notícias relacionadas