domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saev busca solução para óleo de cozinha

A Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) dá continuidade nesta segunda-feira (15/10) no projeto experimental de coleta de óleo de cozinha usado, a fim de avaliar a quantidade…

A Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) dá continuidade nesta segunda-feira (15/10) no projeto experimental de coleta de óleo de cozinha usado, a fim de avaliar a quantidade produzida pela população local e propor soluções para que este produto não seja despejado na rede de esgoto.

Na próxima segunda-feira (15/10) serão coletados os frascos contendo óleo de cozinha usado que foi reservado durante um mês em 360 residências. Funcionários de quatro setores diferentes da autarquia foram convocados para realizar o serviço.

Em setembro, a Saev em parceria com o Fundo Social e Unifev, passaram nas casas entregando os galões para os moradores armazenarem o produto e aplicando questionários sobre a destinação do óleo de cozinha.

Segundo a Diretora de Produção e Qualidade de Água, Maria do Rosário Davanço, os dados dos questionários foram tabulados. “Falta sabermos a quantidade de óleo armazenada pelos moradores para fecharmos a pesquisa. Acreditamos que dentro de três dias os frascos serão coletados e após isso será contabilizada a quantia de óleo recolhida para propormos soluções”, explica.

O descarte na rede de esgoto é extremamente prejudicial ao saneamento urbano e contamina o solo e lençóis freáticos, o que facilita a ocorrência de enchentes, uma vez que, o óleo impermeabiliza o solo e impede o escoamento de águas de chuvas.

Notícias relacionadas