sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Doação de leite materno ainda é pouca

A doação de leite materno no estado de São Paulo ainda é muito baixa, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Em média, os bancos de leite recebem 1,5…

A doação de leite materno no estado de São Paulo ainda é muito baixa, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Em média, os bancos de leite recebem 1,5 mil litro por mês, metade da quantidade necessária para compor um estoque de maneira segura.

Desde o início do mês, a secretaria começou uma campanha para sensibilizar as mulheres a doarem leite excedente. Elas devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.

Em todo o Estado são 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno. Além de ajudar as crianças, a doação de leite humano beneficia a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidades e distribuídos aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.

Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou entrar em contato com o Centro de Referência pelo telefone 11-6693-4736

Notícias relacionadas