domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aulão de Capoeira acontece dia 3 na Praça Fernando Costa

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e com o apoio do Grupo Alvorada, marcou para o dia 3 de novembro a realização do…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e com o apoio do Grupo Alvorada, marcou para o dia 3 de novembro a realização do 6.º Aulão de Capoeira. O evento começará às 9h30, na praça Fernando Costa. Para este ano, serão mais de seis horas de capoeira, envolvendo os projetos da Secretaria de Esportes, Secretaria da Educação e Cultura, Nado Livre e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Cerca de 400 pessoas são esperadas.

Segundo o professor Benedito Donizete Moreira, o Lousado, o evento abre as festividades da Semana da Consciência Negra, organizada pelo Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Votuporanga. Outro importante destaque é a participação do mestre em capoeira recém chegado da Alemanha, Aloísio Nicolau dos Santos.

Às 9h30, na Praça Fernando Costa, começa o Aulão, com o tema “Valorize o que é nosso”. Na programação está prevista também a apresentação do Projeto Afroreggae. O evento segue até às 12 horas. Às 15 horas, no Ginásio de Esportes “Mário Covas”, será realizado o Batizado de Capoeira para os alunos de todos os núcleos da cidade. “Será um dia dedicado à capoeira”, afirma.

Conforme explica Lousado, neste ano o evento terá maiores proporções devido ao envolvimento de todos os núcleos de capoeira da cidade. A Secretaria da Educação e Cultura mantém aulas da modalidade em todas as escolas municipais, por meio do Projeto Clube da Turma, e a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo oferece aulas em três pontos diferentes: Ginásio Mário Covas, Casa da Criança e na Igreja dos bairros São Cosme e São Damião.

O evento contará ainda com a participação de núcleos das cidades de São José do Rio Preto, Catanduva e Neves Paulista. “Será um Aulão voltado para toda a região, para divulgar a modalidade e sua cultura e comemora a Semana da Consciência Negra”, explica.

Segundo Lousado a capoeira surgiu na época dos escravos quando eles, para se preservarem fisicamente, criaram uma luta disfarçada em dança. “É toda uma história que precisa ser passada para a população votuporanguense”, explica. A capoeira entra nas categorias de esporte, cultura, folclore, luta marcial e dança. Cada grupo destaca e explora a sua filosofia. Ele reforça que a intenção do evento é reunir todos esses grupos que se apresentam com diversidade. “A socialização do indivíduo com a cultura afro faz parte de Votuporanga”, afirma.

Notícias relacionadas