domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Trabalho preventivo reduz índice de cáries no município

O levantamento epidemiológico da equipe de prevenção em saúde bucal da Secretaria de Saúde de Votuporanga aponta que o município tem conseguido reduzir, nos últimos anos, o número de dentes…

O levantamento epidemiológico da equipe de prevenção em saúde bucal da Secretaria de Saúde de Votuporanga aponta que o município tem conseguido reduzir, nos últimos anos, o número de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), em crianças de 12 anos da rede pública, o que equivalente a 70% das crianças do município.

Em 2001, o índice nas crianças (12 anos) era de 4,43 cáries cada. No ano seguinte, esse número baixou para 2,80; em 2003 foi para 2,59. Em 2004 caiu para 2,51 e em 2005 chegou a 2,49. No ano passado, reduziu para 1,47 cáries. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a meta estipulada para 2010 é reduzir o índice para 1 dente cariado ou menos que um em cada criança.

Conforme a planilha apresentada, o índice de Votuporanga vem diminuindo, anualmente, em mais de 1,0 percentual, concluindo que antes da data estipulada pela OMS a meta será atingida.

Quanto ao índice geral, que engloba crianças de 3 a 14 anos, verifica-se também a diminuição. Em 2001 o índice era de 2,35; em 2002 passou para 0,89, enquanto em 2003 e 2004 foi 0,86. Em 2005, baixou pra 0,78 e no ano passado chegou a 0,46.

Trabalho

A diretora de divisão odontológica da Secretaria da Saúde, Sandra Elly Butignolli Benetti, explica que a equipe de prevenção em saúde bucal realiza desde de 2001 um trabalho contínuo e educativo com as crianças de 3 a 14 anos. São feitas apresentações de teatro de fantoches, filmes educativos, distribuição de cartilhas educativas, apresentação de slides e “flip charp” educativo. “O incentivo para a realização destes trabalhos educativos mostrou a obtenção de ótimos resultados”, finaliza.

A equipe de prevenção percorre ainda todas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e algumas escolas particulares desenvolvendo um trabalho para conscientizar as crianças e os pais sobre a importância da saúde bucal. Nas escolas, o trabalho é feito através da evidenciação da placa bacteriana, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Neste ano, foram distribuídos para os alunos da rede municipal mais de 20 mil escovas de dente, 2 mil tubos de cremes dentais e cerca de mil tubos de fio dental. Além de gastos com evidenciador de placa bacteriana (100 tubos/ano) e flúor tópico (100 tubo/ano). Na etapa de prevenção também foi feito bochecho, semanalmente, nos alunos da rede municipal e estadual.

Outros grupos recebem orientações da equipe de saúde bucal, através de palestras nos grupos de gestantes, pastoral da criança, Programa de Saúde do Adolescente (Prosad), nos eventos da saúde, Superintendente de Água e Esgoto de Votuporanga e Facchini.

Notícias relacionadas