domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Companhia de Dança Bielo Rússia se apresenta em Votuporanga

Um dos maiores espetáculos de dança do mundo vem neste final de semana para Votuporanga. A Prefeitura promove duas apresentações da Companhia de Danças Folclóricas Bielo Rússia neste sábado e…

Um dos maiores espetáculos de dança do mundo vem neste final de semana para Votuporanga. A Prefeitura promove duas apresentações da Companhia de Danças Folclóricas Bielo Rússia neste sábado e domingo, a partir das 20h30, na Concha Acústica “Profº Geraldo Alves Machado”, sem cobrança de convite.

Fundada em outubro de 1959 a Companhia conta com mais de 120 artistas entre músicos, musicistas, dançarinos e dançarinas. A sede fica no teatro do Ministério da Cultura que ocupa um quarteirão da zona central de Minsk.

É lá que criam novos passos, novas coreografias, novos figurinos, buscam a perfeição e à exaustão do existente, ensaiam individualmente, em grupos ou Companhia, do clássico ao folclórico, do físico ao intelecto, explorando as aptidões do povo eslavo, expoente das ginásticas rítmicas e acrobáticas. Equipamentos, materiais e figurinos também são criados.

A Companhia tem condições de excursionar com dois dos seus elencos, manter um terceiro apresentando-se em seu país aprimorando os novos números e cuidar da evolução dos novos talentos.

O grupo sempre passa por países como Estados Unidos, China, França, Itália, Holanda, Espanha, os que compunham a União Soviética, Egito, Índia, Peru, Brasil e outros mais.

Em 1999 recebeu o Titulo de “Companhia Emérita da Bielo Rússia” e seu Diretor artístico desde 1985, Valentim Dudkevitch, o de “Artista do Povo da República da Bielo Rússia” além da láurea Prêmio Especial do Presidente da República da Bielo Rússia.

O Espetáculo
Os países devotados à agricultura caracterizam-se por ocupar seu território com pequenas cidades e vilas e pela influência dos trabalhos do campo em sua arte.

Com a Bielo Rússia não é diferente e sua Companhia de Danças resgata suas origens, costumes, tradições e folclore. Assim é comum a referência à vida e diversão nos povoados e aos trabalhos no campo evocados por festas dedicadas ao início do plantio, à primeira ou última ceifa, à colheita da batata, do linho, dos grãos, aos solstícios de verão e homenagens àqueles que mais se destacaram. E há jogos e competições em festas onde também se bebe, se dança em trajes típicos e se come inclusive o “karavahiy” ; pão comido com sal na tradição do bom anfitrião, o “Khebossolni”.

A Bielo Rússia, que teve menor influência dos tártaros, usa em seus trajes as cores branca (pureza) e vermelha (sangue, fogo) e ornamentação com motivos geométricos. A Ucrânia usa o azul, o verde e muito ornamento floral por influência de bárbaros e tártaros; os russos, por influência dos tártaros, adotaram o branco o vermelho e o dourado.

Tudo isso podemos antever no espetáculo que nos traz a Companhia de Danças da Bielo Rússia com números típicos dos folclores, russo (“Kalinka”), ucraniano (“Golpak“) e na criação da Companhia.

O Grande Baile retratando o baile dos militares (“Dami I Gusari“) e, ao lado, o da elite do povoado (“Vecharina“).

O espetáculo conta com a excelente sonoridade e primorosa execução do “Tsimbal“, instrumento típico da Bielo Rússia com 78 cordas na horizontal.

Dados da Bielo Rússia
Capital: Minsk
População: 10.200.000 Hab.
Área: 207.000 km2
Língua: Bielorussa ( proto indo — européía do ramo eslavo oriental); russo é a 2ª língua.
Alfabeto: cirílico
Religião: cristianismo ortodoxo (a maior)
Governo: república parlamentarista com chefe de estado forte.
Fronteiras: Norte: Lituânia e Letônia; Leste: Rússia; Sul: Ucrânia; Oeste: Polônia

Notícias relacionadas