sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Congonhas tem maior número de acidentes contra estruturas urbanas

Pesquisando sobre os acidentes aéreos ocorridos nos últimos 60 anos e que atingiram alguma estrutura urbana no solo, o engenheiro ambiental e sociólogo Luiz Henrique Werneck de Oliveira, que também…

Pesquisando sobre os acidentes aéreos ocorridos nos últimos 60 anos e que atingiram alguma estrutura urbana no solo, o engenheiro ambiental e sociólogo Luiz Henrique Werneck de Oliveira, que também trabalha com conflito sócio-ambiental em empreendimentos de infra-estrutura, notou que o aeroporto em que mais ocorria esse tipo de acidente em todo o mundo era o de Congonhas, localizado na Zona Sul de São Paulo.

Segundo ele, somado ao último acidente em que um avião da TAM chocou-se contra um prédio da mesma empresa, matando 199 pessoas no dia 17 de julho deste ano, Congonhas contabiliza oito eventos desse tipo, sendo seguido pelo aeroporto La Aurora, na Guatemala, com sete.

“São Paulo é uma exceção à regra. O aeroporto de Congonhas é mais movimentado hoje do que o aeroporto de Guarulhos. Isso vem acontecendo desde os últimos quatro ou cinco anos. É uma situação totalmente anômala”, destacou o pesquisador.

De acordo com ele, a situação é inversa ao que ocorre em todo o mundo, quando se opta ou pelo fechamento destes aeroportos situados tão próximos dos centros urbanos ou pela diminuição de seu movimento.

“Quando você tem um aeroporto que é engolido pela cidade, ou o país planeja o uso do solo para evitar que as pessoas venham a morar na cabeceira da pista ou, se não tiver essa oportunidade, pode-se pensar em diminuir as operações no aeroporto ou, eventualmente, em fechá-lo, transferindo as operações para um outro aeroporto”, assinalou.

Para sua pesquisa, de Oliveira analisou 10.700 acidentes aéreos ocorridos em todo o mundo entre 1946 e 2005, destacando os 381 acidentes em que os aviões atingiram estruturas urbanas. O estudo, ainda não terminado, deve virar um livro a ser publicado na Inglaterra.

Notícias relacionadas