sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Serra anuncia 5 AMEs para a região

Bem-humorado, o governador José Serra (PSDB) inaugurou ontem o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga. A ocasião foi especial, já que o Ambulatório é o primeiro do Interior do…

Bem-humorado, o governador José Serra (PSDB) inaugurou ontem o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga. A ocasião foi especial, já que o Ambulatório é o primeiro do Interior do Estado de São Paulo (há duas unidades semelhantes na Capital). Serra aproveitou para anunciar a construção de mais 5 AMEs na região, em São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. “Todas as unidades deverão ser criadas no ano que vem, exceto a de Catanduva, onde o prefeito está construindo um prédio novo; os demais prefeitos aproveitarão os prédios já existentes e os reformarão. A previsão é de que sejam realizados 1,8 milhão de consultas por ano nas seis unidades da região. Enfrentaremos o ponto de estrangulamento da saúde do Estado, que são as consultas”, falou o governador.

Serra disse que o AME de Votuporanga foi o primeiro “‘novinho em folha” a ser visitado por ele. “Em São Paulo, as unidades já existiam, foram apenas reestruturadas. Aqui, há tantas especialidades que eu nem sabia que existiam; dá até vontade de experimentá-las”, brincou.

Ao conhecer as instalações do AME, ele realizou um exame de audiometria (principal teste para detectar problemas de audição). A solenidade de ontem reuniu diversas autoridades e políticos. Em seu discurso, o provedor da Santa Casa de Votuporanga (que é gestora do AME), Luiz Alberto Mansilha Bressan, destacou que o Ambulatório atenderá cerca de 300 mil pessoas da região por mês. “Disponibilizamos 31 especialidades médicas; a intenção é realizar 15 mil consultas e 5,5 mil exames por mês. Votuporanga está em festa, pois pode propiciar às pessoas um modelo renovado de saúde”.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, contou que a intenção é abrir 40 AMEs em todo o Estado até o final de 2010. O governo de São Paulo investirá R$ 100 milhões na iniciativa.

O deputado federal Júlio Semeghini (PSDB) salientou que o AME é um exemplo de que a saúde pode ser melhorada no Brasil. Ele não poupou elogios ao governador. “José Serra foi nosso melhor ministro da Saúde” e “cutucou” o governo federal: “Esperamos que Lula (presidente Luiz Inácio Lula da Silva) regulamente a emenda 29 (que destina recursos para a saúde) e libere os R$ 24 bilhões prometidos para o benefício dos brasileiros”.

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vaz de Lima (PSDB), salientou que Bressan tem como desafio “seguir as pegadas” de seu antecessor na provedoria da Santa Casa, Juninho Marão. “E a Prefeitura tem a responsabilidade de continuar a oferecer toda a estrutura administrativa necessária para a instituição”.

O prefeito Carlos Eduardo Pignatari comentou que, quando foi conhecer o AME, em São Paulo, viu que o sistema é a solução para a saúde pública no Brasil. “O Ambulatório permite que a população seja atendida dignamente. Os usuários são pessoas que necessitam do serviço e que, com certeza, saberão agradecer ao governador José Serra”.

Notícias relacionadas