sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

71 professores são contratados em Santa Fé

Ler e escrever são práticas simples que, aparentemente, não requer esforços. Mas para outros ainda é um sonho não alcançado. A alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) na Estância Turística…

Ler e escrever são práticas simples que, aparentemente, não requer esforços. Mas para outros ainda é um sonho não alcançado. A alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) na Estância Turística de Santa Fé do Sul é uma das prioridades da Administração Municipal. Para atingir a população não alfabetizada, a Prefeitura desenvolveu o Projeto Educação para Todos e contratou 71 professores.

Para erradicar o analfabetismo, os 71 professores estão fazendo um arrastão. Eles têm visitado os alunos em suas casas e alfabetizado-os. Hoje, o Projeto Educação para Todos conta com a participação de 325 alunos. A metodologia utilizada é o construtivismo, assim, é trabalhado com o aluno sua realidade e seu dia-a-dia. Dessa forma, é desenvolvido no cidadão a leitura e a escrita.

Estela da Silva Pereira, 78, é um exemplo de que a idade não é empecilho para o aprendizado. Ela começou as aulas há quase um mês e conta com alegria os resultados alcançados. “Estou adorando, estou muito contente. Eu não conseguia escrever meu nome. Agora, fui a um lugar estes dias, precisei assinar e já escrevi o meu nome. Eu estou muito feliz”.

Para identificar as pessoas que precisam ser alfabetizadas, as Agentes Comunitárias de Saúde, em visita de rotina as casas, investigaram as famílias detectando os possíveis alunos. Os nomes e endereços foram passados aos professores contratados, que fizeram o contato e iniciaram as aulas.

O desafio da aprendizagem foi lançado e, os santa-fé-sulenses, não têm se intimidado. Antônia Ballo Brentam, de 78 anos, conta emocionada como está feliz em aprender. Na hora de fazer as tarefas, ela conta com a ajuda da neta de 11 anos Amanda Brentam Perencini. “Eu estou adorando, quero continuar aprendendo por muito tempo”.

Como parte do Projeto, as pessoas que já freqüentaram a escola, independente da série, fazem uma avaliação para detectar o grau de escolaridade. Até o momento, já foram aplicadas 130 avaliações, denominadas de Avaliação de Certificação da Conclusão do Ciclo I do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação Ana Keyla Abbud Chierice disse que esta é uma oportunidade ímpar. “O Projeto dá a chance para o cidadão santa-fé-sulense que não teve oportunidade de ser alfabetizado na idade certa. Agora, independente da idade do aluno, ele pode aprender a ler e escrever em casa”.

O “Compromisso Todos pela Educação”, do Governo Federal, é um Plano que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e propõe a articulação de esforços para melhoria da qualidade, oferecendo um indicador – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IBED). A vinculação ao “Compromisso Todos pela Educação” é feito por meio de uma adesão voluntária, na qual Santa Fé assumiu a responsabilidade de promover a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Além desse projeto, a Prefeitura também desenvolve a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Municipais. Os alunos freqüentam as salas de aula regularmente. Com o projeto e as aulas nas escolas, no total, mais 450 alunos estão sendo alfabetizados.

Notícias relacionadas