sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Agente Jovem participa do Mutirão Ambiental

Os adolescentes que fazem parte do Projeto Agente Jovem, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, participaram do Mutirão Ambiental organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado…

Os adolescentes que fazem parte do Projeto Agente Jovem, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, participaram do Mutirão Ambiental organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A campanha, com o slogan “Evite sacolas de plástico” foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro.

Em Fernandópolis, o mutirão ambiental, que tem o objetivo de incentivar os consumidores a utilizarem sacolas retornáveis em suas compras de final de ano, ao invés das convencionais de plástico, percorreu as ruas centrais da cidade distribuindo panfletos explicativos. A campanha contou com a participação de 25 integrantes do Agente Jovem, do Jardim do Trevo, coordenado pela psicóloga Priscila Valéria da Silva, da Diretoria Municipal de Bem Estar Social.

O Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano promove atividades continuadas que proporcionam ao jovem, entre 15 e 17 anos, experiências práticas e o desenvolvimento pessoal, social e comunitário. Em conseqüência os vínculos familiares e comunitários são fortalecidos possibilitando a compreensão sobre o mundo contemporâneo com ênfase na educação e no trabalho.

Além da participação na campanha ambiental, o pessoal do Agente Jovem participa de várias ações da Prefeitura. Ao todo 50 jovens são atendidos pelo programa. Os encontros acontecem de 2ª a 6ª, sempre acompanhados por monitores, nos centros comunitários do Ubirajara e São Bernardo, e aos sábados, os integrantes do projeto, participam de campanhas educativas de conscientização através da entrega de panfletos à população. O programa oferece um vasto leque de atividades aos jovens. Dois professores ministram aulas de dança e desenho em quadrinhos, onde eles podem retratar o cotidiano em traços que imprimem a realidade do seu universo.

Preserve o meio ambiente
Calcula-se que, no mundo, são consumidos 500 bilhões de sacos plásticos por ano, ou 1,5 bilhão por dia, ou ainda 1 milhão por minuto. Esse volume gigantesco de plásticos se acumula nos aterros sanitários e lixões, vagando pela terra, conduzido pelo vento e pelas chuvas, perdendo-se nos campos, rios e mares.

Todos os meses, durante o ano inteiro, o Estado de São Paulo consome 66 milhões de sacolas plásticas. Só na capital, calcula-se que, das 12 mil toneladas de lixo geradas diariamente, mil são de plásticos, ou seja, 8,6%. E isso se repete, em menores proporções, nos demais 645 municípios paulistas, criando os mesmos problemas.

Leve a sua própria sacola, de pano ou mesmo de plástico reforçado, em suas compras. Caso tenha se esquecido disso, procure usar o menor número possível de sacolas plásticas, enchendo-as bem. São os pequenos gestos de cada um que ajudarão a mudar essa perspectiva.

Notícias relacionadas