domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Quatro jovens apreendidos com cerol

Uma cena que tem se tornado freqüente nos últimos meses, voltou a se repetir na manhã de ontem, em Votuporanga. Quatro jovens foram apreendidos pela Polícia Militar utilizando cerol –…

Uma cena que tem se tornado freqüente nos últimos meses, voltou a se repetir na manhã de ontem, em Votuporanga. Quatro jovens foram apreendidos pela Polícia Militar utilizando cerol – uma mistura de cola com vidro moído, que é passada na linha de pipa com intenção de cortar a linha do adversário.

J.C.C.G., 17, e o irmão D.C.G., 11, estavam acompanhados de D.R., 17, e C.A.S., 18, e foram surpreendidos pela PM, que fazia patrulhamento de rotina na área. Ao verificarem que os quatro jovens portavam linha com cerol, os soldados Leandro e Paulo os conduziram para o 3º Distrito Policial, onde foi feito um Boletim de Ocorrência por Periclitação de Vida.

Embora seja proibida por lei, a mistura ainda é muito usada por crianças e adolescentes, que não respeitam as normas e acabam colocando a vida de outras pessoas em perigo. Com a presença dos responsáveis legais dos garotos, foi elaborado um Ato Infracional intitulado “Perigo de Vida ou Saúde”. Posteriormente, as famílias receberão notificação para comparecerem ao Juizado da Infância e da Juventude, órgão que aplicará as devidas penas.

Os jovens foram pegos na rua José Galisteu, defronte ao número 1984. Questionados pela equipe de reportagem sobre o perigo de usar linha com cerol, eles alegaram que o local onde estavam era um pasto e acreditam que a brincadeira não oferecia risco à população. No entanto, trata-se de uma área próxima ao asilo São Vicente de Paulo, perto do Velório Municipal, onde há grande fluxo de pedestres e motociclistas.

No momento em que estavam no 3º DP, policiais descobriram que J.C.C.G., 17, já tinha passagem pela polícia por porte de faca.

Orientações
O uso dessa mistura já causou uma série de acidentes, principalmente entre motociclistas. Em virtude da incidência de casos envolvendo cerol, principalmente no período de férias escolares, a PM faz um alerta a pais e responsáveis, para que prestem atenção às brincadeiras das crianças e adolescentes para evitar possíveis tragédias.

A PM é responsável pela fiscalização, mas aconselha aos que gostam da brincadeira que nunca soltem pipas perto de antenas, postes ou fios elétricos, e prefiram áreas abertas, como parques ou campos.

Além disso, devem ser evitadas linhas metálicas, como fio de cobre, e o lamentável cerol. Geralmente, a pipa se prende no fio de energia elétrica por causa das rabiolas, que devem ser descartadas.

Qualquer pessoa que constatar alguém portando linha com cerol pode denunciar o fato à PM, que recolherá o material e apreenderá os infratores, que serão identificados e encaminhados à delegacia. (F.L.R.I.)

Notícias relacionadas