sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos alfabetizados em casa recebem certificado de conclusão

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul desenvolveu em 2007 o Projeto Educação para Todos, que contratou 71 professores para…

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul desenvolveu em 2007 o Projeto Educação para Todos, que contratou 71 professores para alfabetizar jovens e adultos em casa. Para os alunos do Projeto, a prática da escrita e da leitura, que anteriormente não era bem assimilada, agora já faz parte do cotidiano.

Na quarta-feira (30), o prefeito Itamar Borges, a secretária de Educação Ana Keyla Abbud Chierice e a coordenadora da Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) Eunice Rodrigues da Silva, entregaram 131 certificados de conclusão do Ensino Fundamental – Ciclo I. Esses alunos já haviam freqüentado a escola, mas não tiveram oportunidade de concluir a 4ª série.

A aluna Vera Lúcia Francisca Dias, 44, é uma das alunas que participou do Projeto e recebeu o certificado de conclusão. “Foi muito bom porque eu tinha parado no meio do ano na 4ª série. Com as aulas, eu terminei a 4ª série e já estou pensando em continuar estudando. Estou muito feliz”. Com o certificado de conclusão do Ensino Fundamental – Ciclo I, os alunos poderão dar continuidade nos estudos e fazer da 5ª a 8ª série.

O Projeto
Para identificar as pessoas que precisam ser alfabetizadas, as Agentes Comunitárias de Saúde, em visita de rotina as casas, investigaram as famílias detectando os possíveis alunos. Os nomes e endereços foram passados aos professores contratados, que fizeram o contato e iniciaram as aulas.

Como parte do Projeto, as pessoas que já freqüentaram a escola, independente da série cursada, fazem uma avaliação para detectar o grau de escolaridade. Já o aluno que nunca foi à escola, é alfabetizado pelo professor. A metodologia utilizada é o construtivismo, assim, é trabalhado com o aluno sua realidade e seu dia-a-dia. Dessa forma, é desenvolvido no cidadão a leitura e a escrita.

Além desse projeto, a Prefeitura também desenvolve a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Municipais. Os alunos freqüentam as salas de aula regularmente. Com o projeto e as aulas nas escolas, no total, mais 450 alunos estão sendo alfabetizados.

Notícias relacionadas