segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Técnico da Universidade Aberta visita Votuporanga

O professor José Alessandro Silva da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) esteve em Votuporanga, nesta segunda-feira, dia 07, representando o Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para uma…

O professor José Alessandro Silva da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) esteve em Votuporanga, nesta segunda-feira, dia 07, representando o Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para uma visita técnica in-loco. O objetivo é a confirmação das informações de que Votuporanga tem estrutura para sediar um dos Pólos da Universidade Aberta. O projeto consiste em oferecer cursos de especialização para professores da educação básica.

A Prefeitura de Votuporanga listou a cidade para ser uma das cidades pólo. No final de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a seleção do município. De acordo com o Secretário da Educação e Cultura, José Aparecido Duran Netto, a cidade está disponível para iniciar os cursos já no próximo mês. No entanto, o município aguarda a confirmação oficial do MEC.

O Centro de Educação Municipal “Profª Irma Pansani Marin” é a escola que está sendo disponibilizada pelo município para realização dos cursos. Serão abertas 250 vagas em cursos de Pedagogia, Alfabetização e Linguagem, Gestão e Saúde Pública, Tecnologia da Informática, Administração com Ênfase em Gestão Pública.

O Sistema Universidade Aberta é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros.

O ensino da Universidade Aberta é à distância, mas para receber o Pólo, o município deverá montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Todo o investimento deverá ser feito pela Prefeitura. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolverão os materiais didático e pedagógico.

Notícias relacionadas