sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Fé do Sul é o único vencedor da região no Prefeito Empreendedor

Itamar Francisco Machado Borges, de Santa Fé do Sul, conquistou ontem em São Paulo o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no setor de Desburocratização e Desoneração Tributária. A cerimônia foi no…

Itamar Francisco Machado Borges, de Santa Fé do Sul, conquistou ontem em São Paulo o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no setor de Desburocratização e Desoneração Tributária. A cerimônia foi no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador José Serra (veja logo abaixo a lista completa dos vencedores e dos destaques).

Entre as medidas que levaram à premiação de Itamar é a criação do IPTU Verde, que oferece desconto de até 45% no pagamento do imposto territorial dos proprietários de negócios de pequeno porte que adotam medidas de conservação dos recursos naturais. Há o Espaço do Empreendedor, que presta serviços de orientação e agiliza o atendimento aos interessados em abrir pequenos e micronegócios. O espaço reúne em um só lugar todos os órgãos para orientação, informação e autorização de funcionamento de empresas. De acordo com o prefeito, a abertura de um negócio, que antes consumia cerca de três meses, transformou-se numa mera formalidade.

Como estímulo à desburocratização, à desoneração tributária e à formalização de micro e pequenos negócios, foi montada uma equipe para a criação de mecanismos legais de estímulo à abertura de empresas. Criaram-se incentivos e benefícios fiscais, assim como mecanismos de simplificação de processos administrativos. Há o Espaço do Empreendedor, que presta serviços de orientação e agiliza o atendimento aos interessados em abrir pequenos e micronegócios. O espaço reúne em um só lugar todos os órgãos para orientação, informação e autorização de funcionamento de empresas. De acordo com o prefeito, a abertura de um negócio, que antes consumia cerca de três meses, transformou-se numa mera formalidade.

Outra iniciativa de sucesso é a Incubadora Empresarial de Santa Fé do Sul, que já beneficiou 32 empreendimentos e atualmente abriga nove negócios, que respondem pela criação de 46 postos de trabalho.

Na cerimônia, ontem à noite, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Fábio de Salles Meirelles, parabenizou a todos pela difusão do empreendedorismo no estado. “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estimulou que mais prefeitos se inscrevessem este ano no prêmio. Em São Paulo, mais de 60 municípios já implementaram a Lei Geral Municipal”.

Nessa edição, as inscrições em São Paulo superaram as expectativas, com 206 projetos inscritos, sendo 198 prefeituras paulistas e 8 subprefeituras.

O diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, enfatizou que as ações empreendedoras podemos transformar a sociedade. “Os prefeitos aqui premiados estão realmente transformando suas cidades em um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas”.

No Brasil, ao todo, mais de 1.300 prefeitos e prefeitas inscreveram-se, e São Paulo é, pela segunda edição consecutiva, o Estado que apresenta o maior número de inscrições, confirmando que o movimento do empreendedorismo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos municípios paulistas.

O vencedor geral (São José dos Campos) e os campeões dos destaques: Acesso a Crédito, Compras Governamentais, Desburocratização e Desoneração Tributária e Formalização de Empresas concorrem à premiação nacional, nesta quarta-feira (16), em Brasília.

A lista dos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2008

Primeiro colocado
Eduardo Pedrosa Cury – São José dos Campos

Segundo colocado
João Jorge Fadel – Itararé

Terceiro colocado
Nelson Mancini Nicolau – São João da Boa Vista

Desburocratização e Desoneração Tributária
Itamar Francisco Machado Borges – Santa Fé do Sul

Acesso a Crédito
Waldemar Sândoli Casadei – Lins

Compras Governamentais:
Wadis Gomes da Silva – Altinópolis

Formalização de Empresas
Emídio Pereira de Souza – Osasco

Lei Geral Municipal
Emanoel Mariano Carvalho – Barretos

(Paulo Rezende – Sebrae/SP)

Notícias relacionadas