sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Exames de macacos mortos não foram concluídos

Ainda não foram concluídos os exames nos dois macacos que foram encontrados mortos no Bosque Municipal de Catanduva. No mês passado foram encontrados dois macacos mortos no zoológico. O primeiro…

Ainda não foram concluídos os exames nos dois macacos que foram encontrados mortos no Bosque Municipal de Catanduva. No mês passado foram encontrados dois macacos mortos no zoológico. O primeiro caso aconteceu no dia 14 de março e o segundo macaco foi encontrado morto no dia 23 de março. A Secretaria Municipal de Saúde alegou, à época, que as mortes dos macacos não ocorreram por contaminação do vírus da febre amarela e, de acordo com a equipe de veterinários do Zoológico Municipal, o primeiro macaco prego estava com uma lesão extensa no dorso, já infeccionada por isso o falecimento do animal. Apesar disso, os animais foram encaminhados para exames por determinação do Ministério da Saúde. Segundo a Assessoria de Comunicação, os exames foram enviados ao Instituto Adolfo Lutz de São José de Rio preto e os resultados sairiam em torno de 20 dias, entretanto, mais de 30 dias se passaram desde o primeiro caso e, até o momento, não foram divulgados os resultados, nem mesmo nova expectativa para tanto.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “em contato telefônico na última sexta-feira, dia 11, o Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto informou que os resultados dos exames dos macacos do Zoológico Municipal de Catanduva ainda não haviam sido recebidos do Instituo Adolfo Lutz de São Paulo”. Anteriormente, no dia 9, em contato com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XXIX), a secretaria foi informada que não há previsão da data para que o Instituto Adolpho Lutz de São Paulo forneça o resultado dos exames. “O zoológico municipal continua lacrado até a chegada dos exames aguardados pela SMS”, diz, Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Notícias relacionadas