segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Portal Japonês é inaugurado nesta quarta-feira

Votuporanga realiza nesta quarta-feira (18/6) um dos maiores atos em comemoração ao centenário da imigração japonesa da cidade. Autoridades e integrantes da colônia japonesa inauguram, às 20 horas, o portal…

Votuporanga realiza nesta quarta-feira (18/6) um dos maiores atos em comemoração ao centenário da imigração japonesa da cidade. Autoridades e integrantes da colônia japonesa inauguram, às 20 horas, o portal japonês, chamado de Torii, de 10 metros de comprimento por 7m de largura na esquina das ruas Tocantins e Pernambuco, no espaço da Praça São Bento.

A instalação do Toriii foi proposta pela colônia e executada pela Prefeitura, tornando-se um dos cartões postais da cidade. O símbolo japonês é um dos mais famosos do mundo. De acordo com a Associação Cultural Brasil/Japão o Torii “é um portal normalmente pintado de vermelho composto por dois suportes verticais e dois horizontais. Ele foi criado para ser originalmente um simples portão das antigas cercas do santuário Shinto. Quando as cercas foram retiradas, o Torii permaneceu para designar a entrada de um lugar sagrado e para afastar os maus espíritos”.

A empresa responsável Esquadrias Metálicas Bandeiras fez a escavação de 3 metros de profundidade abaixo do nível da praça com uma base de concreto para sustentação do portal. Nas hastes laterais, foram instaladas duas luminárias japonesas.

“Queríamos homenagear a população japonesa de uma forma bem especial e acredito que isso foi possível com o Torii. O portal trouxe muita beleza para a praça que é um ponto de encontro da população votuporanguense e uma das passagens de visitantes que se dirigem ao centro da cidade”, conta o presidente da comissão, Flávio Liévana.

No dia 28 de junho, outros eventos estão agendados para o centenário. Às 17h30, a Prefeitura abrirá a exposição de fotos que conta a história dos imigrantes na cidade e, às 20 horas, promove um grande espetáculo musical e de dança japonesa na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”.

Notícias relacionadas