segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semáforo deve ser instalado no cruzamento da Amazonas e Paraíba

O prefeito de Votuporanga Carlos Eduardo Pignatari enviou nesta segunda-feira (16/6) um ofício ao promotor de justiça, Dr. Eduardo Boiati, informando sobre a intenção da Prefeitura de instalar um semáforo…

O prefeito de Votuporanga Carlos Eduardo Pignatari enviou nesta segunda-feira (16/6) um ofício ao promotor de justiça, Dr. Eduardo Boiati, informando sobre a intenção da Prefeitura de instalar um semáforo na Rua Amazonas esquina com a Rua Paraíba. O objetivo é aumentar a segurança, pois segundo relatório de contagem dos agentes de trânsito contratados recentemente pela Prefeitura, este é um dos locais de maior movimento na cidade.

Conforme informou o Diretor de Trânsito, Marcelo Marin Zeitune, os agentes estão fazendo contagem nas ruas de Votuporanga sobre vários aspectos. Neste primeiro relatório, é apresentada a média de carros que trafegam pelas ruas a cada hora. “Este trabalho busca obter dados mais precisos e criar novas alternativas para que o tráfego de carros na cidade corra com fluidez e segurança”, complementa o diretor.

Com a coleta de dados, uma das ações que já podem ser acrescentadas é a implantação do semáforo no cruzamento da Rua Amazonas com a Paraíba. Em toda a extensão da rua Amazonas circulam em média 901,75 veículos por hora e na Rua Paraíba 521,75, o que demonstra duas ruas com expressivo fluxo de veículos e que precisa ser controlado. Segundo o diretor de trânsito, os semáforos já estão em processo de licitação e devem ser adquiridos nas próximas semanas após contratação da empresa vencedora.

Também foram avaliadas as principais ruas no sentido Norte e Sul e Leste e Oeste da cidade. Pela ordem de maior fluxo, a Rua Amazonas aparece em 1º lugar com 901,75 veículos por hora; Alagoas em 2º lugar com 852,75 p/h e a Itacolomi em 3º lugar com 834,25 p/h.

Números
Nesta segunda-feira, a Polícia Militar também entregou ao prefeito um relatório apresentando os números de acidentes ocorridos no mês de maio, depois das mudanças no trânsito de Votuporanga. Foram registrados 198 acidentes, sendo que somente 29 deles nos locais das mudanças, equivalente a 14,64%. Dos acidentes registrados, apenas um ocorreu em semáforo, localizado na Rua Itacolomi no cruzamento com a Rua Pernambuco.

No relatório aparece o tipo de frota que mais se envolveu em acidentes no mês de maio. Do total de 353 veículos envolvidos em acidentes, 197 foram automóveis e caminhonetes; 113 motos e 43 os demais tipos de veículos.

Na tarde de ontem, o diretor de trânsito reuniu-se com o 1º Tenente da Polícia Militar Edson Fávero, entregando o relatório dos agentes e debatendo sobre a situação do trânsito na cidade. “É importante trabalharmos sempre com o apoio da Polícia que está diariamente nas ruas de Votuporanga para que possamos, através dela, também atender os anseios da população”, reforça.

A avaliação dos agentes aponta que o maior motivo dos acidentes é a falta de atenção do motorista para com a sinalização, tanto de solo, quanto aérea. O alto número de automóveis, segundo o diretor, indica ainda que Votuporanga é um pólo regional, atraindo moradores de vários municípios vizinhos, o que aumenta a frota da cidade e necessita de um fluxo mais rápido e seguro.

Acidentes nos pontos alterados
Tibagi x Amazonas – 10
Rua Paraíba x Amazonas – 08
Paraíba x São Paulo – 06
Rio de Janeiro x São Paulo – 02
Pernambuco x Rio de Janeiro – 01
Sergipe x Paraíba – 01

Notícias relacionadas