sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Trombonista realiza oficina de sonorização

A oficina faz parte do projeto de aperfeiçoamento musical que a Orquestra de Sopros de Fernandópolis (OSFER) está realizando durante este ano. Depois do maestro Marcelo Jardim, a OSFER recebe…

A oficina faz parte do projeto de aperfeiçoamento musical que a Orquestra de Sopros de Fernandópolis (OSFER) está realizando durante este ano. Depois do maestro Marcelo Jardim, a OSFER recebe entre os dias 2 e 4 de julho, o trombonista João Paulo Moreira. A orquestra conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura.

De acordo com o maestro da OSFER, Luiz Fernando Paina, o objetivo dessas oficinas é buscar sempre o aprimoramento musical. “Hoje a Orquestra é referência no Brasil por sua formação jovem e pela qualidade musical, reconhecida nos inúmeros concertos realizados, como recentemente nas cidades de Tatuí e Itapeva pelo Circuito Elektro. As oficinas com maestros e músicos internacionais são ricas porque eles deixam as suas experiências com esses jovens talentos”, explica Paina. O workshop será realizado no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, nesta quarta-feira, 2, às 19h30 e na quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de julho, das 14h às 19h30. A entrada é gratuita e aberta ao público.

João Paulo Moreira é graduado em Artes e iniciou sua carreira lecionando música na rede pública de ensino no Estado de São Paulo, dedicando-se a canto-coral e iniciação musical. Como instrumentista, iniciou seus estudos de trombone com Donizete Fonseca, aperfeiçoando-se posteriormente com Reinaldo Gianelli. Em 1990, foi escolhido por audição para integrar a Orquestra Jovem das Américas, participando simultaneamente do Festival Pablo Casals, ambos em Puerto Rico. Neste mesmo evento, integrou o Quinteto de Metais da Orquestra, onde recebeu Orientação do Gabrielle Brass Quintet. Na área de Música Orquestral, foi orientado pelos principais metais da National Symphony/Washington-EUA e pelos renomados trombonistas Milton Stevens, Jaime Morales e Keith Brown.

Ministrou vários workshops em importantes cidades como São Paulo, Curitiba, Goiânia, Londrina, Campinas, Ribeirão Preto e Buenos Aires. Tocou com Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa, Edson Cordeiro, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Toquinho, Alexandre Pires, Chitãozinho e Xororó, Sandy e Júnior, Fábio Júnior, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti. Atuou, como músico convidado, na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Ribeiro Preto .Foi criador e idealizador do primeiro e segundo Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí, realizado em 2006 e 2007.

Formada por 120 integrantes entre crianças e jovens divididos entre a orquestra principal e a orquestra mirim, a Orquestra de Sopros de Fernandópolis está entre as 10 melhores do Estado, e o trabalho desenvolvido é referência para várias corporações musicais do mesmo estilo. É composta por instrumentos de madeira (flauta, clarinete, saxofone), metais (trompete, trombone, trompa, tuba e bombardino) e de percussão (tímpano, xilofone, bateria, etc).

Notícias relacionadas