sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga participa de programa para informatização das escolas

Votuporanga é uma das cidades do país que terá acesso às ações do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, do Ministério da Educação. O termo de adesão da…

Votuporanga é uma das cidades do país que terá acesso às ações do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, do Ministério da Educação. O termo de adesão da cidade foi assinado pelo prefeito Carlos Eduardo Pignatari com o objetivo de desenvolver uma política de informatização das escolas com a capacitação de professores a fim de melhor utilizarem a tecnologia para a educação dos alunos.

O MEC está desenvolvendo o programa como parte da política de informatização das escolas brasileiras. O Proinfo consiste em capacitar diretores e professores e oferecer infraestrutura básica para as escolas e o corpo docente, como computadores a preço abaixo do mercado e recursos midiáticos para as aulas.

Para o início das atividades do Proinfo, representantes da Secretaria Municipal da Educação e Cultura participaram do Encontro de Formação de Multiplicadores do ProInfo, em Guarulhos, nos últimos dias 2, 3 e 4. Guilherme Rapassi e Maderly Padovezzi Rocha serão os responsáveis por capacitar os coordenadores, diretores e professores de Votuporanga e também de Álvares Florence em dois cursos. Cerca de 160 professores estão inscritos nas aulas que devem começar entre agosto e setembro.

Pelo curso de “Introdução à Educação Digital” os professores aprenderão sobre recursos básicos de computadores (sistema operacional Linux Educacional ou Windows), entre eles editor de texto; apresentações de multimídia; recursos da web para produção de trabalhos; pesquisa e análise de informações na internet; comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo). A outra formação será com o tema “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs” sobre o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem nas escolas.

O Proinfo engloba ainda o projeto Computador Portátil (notebook) para Professores por onde será possível comprar um computador especialmente desenvolvido por R$1.000. Esse valor poderá ser pago à vista ou ser financiado em até 24 meses por bancos credenciados junto ao programa. Vendas começam em setembro. O projeto tem como público-alvo somente professores que ministram aulas na educação continuada, desde o Ensino Básico ao Superior. Os professores deverão ir a uma agência dos Correios ou a bancos credenciados, com documentos pessoais que provem sua profissão. O Proinfo desenvolverá também o projeto “Um Computador por Aluno” que prevê a compra de laptop´s por um preço bem abaixo do mercado para os alunos, e o Arpo que distribuirá um projetor que inclui teclado e mouse sem fios. Com ele, o professor poderá levar o telão na sala de aula, de maneira bem mais fácil. Serão distribuídas 2000 unidades.

Ação Municipal
Dentro do objetivo de informatizar a educação, Votuporanga terá até o final deste ano laboratórios de informática em todas suas escolas municipais. O investimento está sendo feito pela Secretaria da Educação e Cultura, numa ação da Prefeitura. Os espaços serão utilizados para aulas de diversas disciplinas. Todos os 11 Centros de Educação Municipais vão ser contemplados. Em nove deles, os laboratórios já estão montados. Os outros estão sendo adaptados.

Entenda o Proinfo
O Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foi instituído com a finalidade de promover o uso pedagógico das tecnologias aplicadas à educação nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Em 2007, o Ministério, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância – SEED, elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, no contexto de Desenvolvimento da Educação – PDE. Essa nova versão do Programa, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e postula a integração e a articulação de três dimensões:

1.Infra-estrutura – distribuição dos equipamentos tecnológicos às escolas (computadores, impressoras e outros equipamentos de informática);

2.Formação de professores – cursos de Introdução à Educação Digital;

3.Recursos educacionais multimidiáticos – oferta de conteúdos educacionais multimídia e digitais que são disponibilizados no próprio computador, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola e por outros meios utilizados pela SEED.

Notícias relacionadas